segunda-feira, 28 de maio de 2012

Porque todo dia é dia de chocolate


A designer grega autodenominada Kanella realizou os meus desejos: chocolate para todos os meses! O premiado Happy & Sweet Calendar é uma embalagem para 12 barras de chocolate, uma para cada mês, que serve como calendário e tem uma ilustração que lembra ponto de cruz.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Que vontade de fazer isso...


Best scene ever!

domingo, 20 de maio de 2012

Que venham os próximos!

Depois das últimas semanas que fecharam meu primeiro (e surtado) trimestre como Professor de Artes, uma frase:

"Muitos pais farão de tudo por seus filhos, menos deixar que eles sejam eles mesmos."

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ilusão de cores

Quantas cores você vê nessa imagem abaixo?


Provavelmente você pensou em quatro cores... um rosa, um laranja, um verde claro e um azul claro, certo?

Errado! Essa imagem só tem três cores! O verde claro e o azul claro são na verdade uma única cor (essa aí do lado) que vibra de forma diferente na proximidade do magenta e do laranja e confundem nossa visão! Incrível, não?

PS.: Para os que duvidam, abram essa imagem em um programa de edição de imagem e verifiquem as cores!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Captcha!? Sinta-se útil com ele!

Você visita um site porque quer um serviço simples, uma informação qualquer, até mesmo comentar um post em um blog (como esse) e te jogam um CAPTCHA (Completely Automated Public Turing Test to tell Computers and Humans Apart ou Teste Público de Turing Completamente Automatizado para Diferenciação de Computadores e Humanos)...


Sabe o que é esse palavrão? É aquela imagem contendo palavras graficamente distorcidas que o sistema pede para você confirmar o que está escrito em um campo apropriado. Ela serve para que o administrador do site/blog tenha certeza de que você é um humano e não um software tentando se fazer passar por um spam. E eu concordo com a designer Ligia Fascioni (que me inspirou a escrever esse post) que esse sistema é uma afronta ao usuário.

Uma pessoa gasta, em média, 10 segundos para responder um CAPTCHA e todo dia são mais de 200 milhões dessas coisas digitadas na rede. Então, faça as contas: 200.000.000 x 10 segundos = aproximadamente 64 anos de trabalho humano inteligente (que um computador não faz) perdidos! Pense: você está lá no site e é obrigado a perder esse tempo (e sua visão) para se identificar como ser humano? Por que a empresa não gasta dinheiro com um bom anti-spam? Resposta óbvia, né... Não temos nada a ver com isso e devemos receber um bom serviço, sendo poupados dessas chaturas, mas o administrador nos empurra um problema que é exclusivamente dele.

Mas - graças a Santa Placa Mãe! - o guatemalteco Luis von Ahn, um dos pais desse sistema-monstro, resolveu rever seu conceito inicial e nos trouxe uma ideia genial! Aproveitando o movimento mundial para a digitalização de livros (Amazon, Google e outras grandes instituições estão digitalizando todo o seu acervo para que mais gente possa ter acesso), o reCAPTCHA é agora utilizado para decifrar palavras que sofrem na legibilidade da digitalização. Isso acontece com frequência em livros mais antigos: cerca de 30% das palavras digitalizadas. Luis deve ter pensado: "os computadores não conseguem ler, mas as pessoas sim! Então vamos usar todo aquele tempo!"

Agora é assim: o sistema tem duas palavras, sendo que uma delas já foi decifrada pelos digitalizadores. Se 10 pessoas interpretarem a palavra distorcida da mesma maneira, eles dão a palavra como decifrada! Com isso, eu, você e todo o mundo está ajudando a traduzir mais ou menos 100 milhões de palavras por dia, ou seja 2,5 milhões de livros por ano! Não é o máximo?

Finalmente posso dizer que minhas infinitas horas na internet são realmente úteis! Continuo concordando com a designer sobre o fato de que ninguém pode te empurrar um trabalho que não é seu ou j obstáculo a mais na sua vida, mas dessa vez o princípio é nobre. Então, como o fim não justifica os meios, acho que essa história do reCAPTCHA deveria ser de conhecimento público. Faço aqui a minha parte.