quarta-feira, 11 de julho de 2012

Outra época, minha época

Eu não sou fã de Woody Allen. Nem de Paris. Pronto falei!

Mesmo assim, como bom cinéfilo, me aventuro pelas películas do chamado gênio. Recentementem então, vi o tão falado Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris, 2011) e achei meio doido, mas com um questionamento bem interessante. Pelo menos pra mim.

Vi o filme do lado do computador para pesquisar sobre as figuras incríveis que aparecem: Picasso, Degas, Hemingway, Gertrude Stein, Josephine Baker, Scott Fitzgerald, Dalí, Buñuel e muitos outros! Até me lembrei de quando participei da exposição sobre Burle Marx e, durante a pesquisa de sua história, descobri o grupo formado pelo paisagista, Niemeyer, Lúcio Costa, Portinari e muitos outros personagens da história cultural de nosso país. Que inveja!!!

Eu sempre tive o desejo de ter nascido em outra época. Acho que queria ter vivido a música e a arte da primeira metade do século XX. Imagine estar presenta na Semana de Arte Moderna de 1922!!! Queria a boemia, conhecer pessoas interessantes que fazem coisas variadas e produzem maravilhas. Coisas que não se fazem mais... O filme fala sobre isso, sobre viver numa cidade e numa época diferente da de hoje. Mas a conclusão - tanto do filme quanto minha - é que somos intrinsecamente insatisfeitos... que se vivessemos numa época passada estaríamos desejando viver numa época ainda mais antiga e assim por diante. Devemos fazer do presente o nosso desejo, a nossa vontade máxima. Para que no futuro, tenhamos o desejo de viver a nossa própria vida.

Ah... sobre o filme... hehehe... Owen Wilson encarnou Woody Allen de uma forma única. Nada merecedor de prêmios, mas está igualzinho ao diretor. As outras atuações fazem seus papéis sem erros, ams bem óbvios. Talvez o grande personagem seja realmente Paris e suas possibilidades... e sua história... e suas épocas... e suas pessoas.

terça-feira, 10 de julho de 2012

O bem do MAR

Fiquei bem feliz de saber que em setembro deste ano será inaugurado o novo Museu de Arte do Rio (MAR) no Porto Maravilha - mesmo que a previsão tivesse sido para o fim do ano passado com metade do orçamento final.


A solução encontrada pelos arquitetos para unir um palacete de 1916 ao prédio modernista vizinho foi "tirar um pedacinho do mar e colocar lá em cima". Essa é a definição para a cobertura "fluida" projetada para interligar os dois prédios de estilos completamente distintos e fazer ainda mais sentido com a sigla do museu. Detalhe: teve ajuda do Salgueiro! Isso mesmo: da escola de samba! Quer mais carioca do que isso?

O prédio antigo será o das exposições e o moderno o do setor educativo, a Escola do Olhar (muito bom esse nome!).  Na inauguração já teremos quatro exposições com direito a Tarsilas, Cildos, Tungas, Volpis e as duas Lygias! A escola só começara seus projetos em 2013. E outra coisa bacana do projeto arquitetônico é o fato de, para ver as exposições, é preciso entrar pelo prédio novo, subir até o último andar e ir descendo para ver as exposições. Primeiro: descer é bem mais fácil, não? Segundo: as exposições menores terão mais chance de serem vistas. E terceiro: todo o prédio será visitado! Acredito que isso possa riar algum tipo de inconveniente num futuro (até porque nada é 100% sensacional), mas achei bem bolado.

Salve a arte! Salve a cultura! Salve o Rio! E isso veio antes de virarmos patrimônio, hein!

PS.: O título dessa postagem é o nome de uma música de Dorival Caymmi que nada tem a ver com o museu em si, mas a sigla desse museu dá pano pra muitas mangas...

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A filmografia de Tim Burton

Apesar do fraquinho Sombras da Noite, eu sou fã de Tim Burton e dos mundos que ele cria com uma estética visual incrível. Já até mostrei cartazes minimalistas dos filmes dele por aqui e hoje vou trazer uma animação feita por Martin Woutisseth que também faz isso:



E cada imagem criada forma um cartaz lindo:


Ainda fã!

domingo, 8 de julho de 2012

Sombras da Sessão da Tarde

Não sei se Tim Burton e Johnny Depp resolveram pegar carona na onda vampírica ao se envolver com Sombras da Noite (Dark Shadows, 2012), mas não deu muito certo não. Eles precisam se reinventar como diretor e ator nessa parceria de 8 filmes.

Depp é incrível, mas já está começando a ficar repetitivo nas caras e bocas de seus personagens loucos que vivem no mundo de Tim. Michelle Pfeifer é linda, mas está insossa. Helen Bonham Carter é a esposa do diretor e sempre aparece de algum jeito em seus filmes, mas fez uma ponta fraca que só serve mesmo para uma possível e duvidosa sequência. Do resto da disfuncional família, nem vale perder espaço aqui. Me pergunto o que levou o todo-poderoso Christopher Lee a fazer uma ponta de 3 minutos...

O vampiro Barnabas Collins (Depp) que acorda em 1972 para ajudar sua família.

Pelo menos, salva-se Eva Green. A vilã está ótima em todos os jeitos, falas e obsessões.


Aguardem chegar na TV ou, então, vejam o trailer porque as piadas com a década de 1970 estão todas lá...

sábado, 7 de julho de 2012

Prometheus, tem que cumprir!

Tenho lido críticas ruins sobre o filme Prometheus (Prometheus, 2012), mas não concordo. Talvez porque eu sou fã incondicional da trilogia clássica do Alien - O oitavo passageiro (Alien, 1979). Ridley Scott voltou às suas origens com uma ficção científica / terror do jeito que eu gosto... confesso: sem nenhuma surpresa no terror, porque o filme é considerado um predecessor dos famosos alens, mas tem uma cena de cesariana de tirar o fôlego! Cheguei a tampar os ouvidos*!

A polêmica gira em torno do enredo que fala sobre a criação da vida na Terra. Não... não é a velha disputa entre a Galápagos (darwinismo) e a costela de Adão (criacionismo). É um elemento além... além do universo! É a teoria do intervencionismo, aquela que diz que seres de outros planetas são responsáveis pela vida na Terra. E isso não é nenhum mistério no filme, já que os primeiros minutos já são sobre isso. Mas isso está torcendo o nariz de muita gente que não consegue entender que isso é um filme!

Existe também toda uma discussão sobre sexismo. Seres fálicos, deuses machos com corpos definidos, mulheres estéreis ou com postura masculina. É verdade... essa discussão também rola quando se fala dos alienígenas de cabeça alongada que explodem em uma gravidez indesejada.



Sinceramente, tirando um Michael Fassbender robótico muito bom, o resto das atuações são medianas. Charlize Teron é um personagem óbvio e desnecessário. A maquiagem de Guy Ritchie é melhor do que ele. Logan Marshal-Green é pequeno. Noomi Rapace não é sensacional, mas segura a peteca.

A história em si é a grande atriz. E tem mais: vale o 3D! Eu que sou contra essa tecnologia, fiquei de queixo caído com as cenas espaciais e tecnológicas. Já estou esperando a sequência.

PS.: O título dessa postagem é uma piadinha infame que foi feita no início da sessão do cinema. O péssimo Cinemark de Botafogo começou os anúncios e os trailers só com som, sem imagem. E quando começou surgiu o Scratch do filme Era do Gelo 4. Tive que falar com os responsáveis que mudaram na hora... acho que tinha gente fazendo bobagem na sala de projeção...

PS2.: Como amante de mitologia, não gostei do nome do filme. Acho que houve um erro de entendimento no mito de Prometeu, que pretendo esclarecer em breve no Mito+Graphos.


* Para mim, tampar os ouvidos é expressão máxima de nervosismo!