sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Os nove mundos ficam mais sombrios a partir de hoje

Foram liberados na internet vários posters alternativos de Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The dark world, 2013) feitos por diversos artistas gráficos nos mais diferentes estilos, que mesmo não sendo tratados como peças oficiais, chamam a atenção pela qualidade e originalidade.

Matt Needle
Ollie Boyd
Peter Stults
Matt Ferguson, responsável pelo design do box sex de DVDs da fase um da Marvel!
Scott Woolston
Liam Bushby
Paul Jeffrey
Jamie Roberts (Jam Wah)
Samuel Esquire

São tão mais interessantes do que os convencionais com fotos de artistas...

domingo, 27 de outubro de 2013

Há muito tempo, Super!

Em junho, a DC Comics anunciou um curta-metragem animado do Superman, parte das comemorações dos 75 anos do personagem. Capitaneada por Zack Snyder e Bruce Timm, a animação resume rapidamente toda a trajetória do herói, nos quadrinhos, cinema e TV, com as trilhas sonoras de Superman: O Filme (Superman, 1978) e O Homem de Aço (Man of Steel, 2013).

Vai de sua primeira aparição nos quadrinhos (Action Comics #1) ao último filme com Henry Cavill, passando por George Reeves e Christopher Reeve, pela primeira animação do herói e por momentos clássicos como a época da Superfamília (com direito a cachorro, gato e macaco), os Superamigos, o encontro com Andy Warhol, a luta contra Muhammad Ali, a versão do Reino do Amanhã, sua morte e ressurreição (com direito a sua divisão em dois seres de energia, azul e vermelha). Tem até uma versão do primeiro jogo do herói para o Atari antes de chegar a atual versão dos Novos 52.

Bem, o incrível resultado você confere a seguir:



Não sou fã do herói, mas senti falta das versões televisivas de Smallville (Tom Weilling) e Lois & Clark (Dean Cain e Teri Hatcher) que, pra mim, mantiveram o personagem vivo para o grande público durante anos. Pelo menos, ignoraram o Brandon Routh de Superman – O retorno (Superman returns, 2006).

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Homem de Neandertype


O Homem de Neandertype habitava as antigas planícies tipográficas do Vale dos Impressos há cerca de 30.000 anos, tendo coexistido com o Homo Calligraphos no começo dos tempos. O crânio acima foi encontrado no sítio arqueológico de Dessau, junto a artefatos de entrelinha e ferramentas de Paica em ótimo estado de composição. Os Neandertypes dominavam a técnica do chumbo e estavam adaptados ao ambiente semi-gráfico das oficinas de tipografia. Seus crânios eram aproximadamente 50% menores em pontos Didot que os dos humanos modernos, e sua altura-de-x não ultrapassava 1,60m. Alimentavam-se, sobretudo, das letras em preto e branco dos catálogos de Letraset, sendo também exímios catadores de sementes de Linotipo – o que provavelmente levou ambas espécies à extinção.


Mais um trabalho f*5# de Fabio Lopez feito em 15 meses com gesso, tinta acrílica, Uni Pin 0.05, paciência e duas paixões: caveiras e letras.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Wolverine vs. Ciência

Outubro é também o mês de aniversário do Wolverine (dia 1º de outubro é o aniversário quadrinístico dele). Por isso, coloco aqui esse vídeo sobre algumas maneiras físicas, químicas e biológicas de se matar o personagem caso, ele realmente existisse.



Ainda bem que ele é fictício e praticamente imortal (como o vídeo bem explica no fim)!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sonhos perdidos reanimados

Por volta do início dos anos 40 o grande pintor catalão, Salvador Dalí, foi morar nos EUA, fugindo da guerra. Em 1945 recebeu um convite de Walt Disney para um projeto de animação composto por diversos curtas, nos moldes de Fantasia, lançado cinco anos antes. A encomenda feita à Dalí o incumbia de preparar a sequência do filme Destino, com duração aproximada de 6 minutos. Na direção do projeto estava John Hench, artista dos estúdios da Disney e grande conhecedor das técnicas de animação usadas na época.

O enredo do filme fala do amor entre Chronos, a personificação do tempo, e uma mortal. Ambos lutam angustiadamente mas suas naturezas distintas os impedem de consumar esse amor. Dalí o descreveu como "uma exibição mágica do problema da vida no labirinto do tempo, enquanto Disney o considerava "uma simples história sobre uma jovem garota em busca do amor verdadeiro", mostrando diferenças conceituais na parceria.

Oito meses após seu inicio, o projeto foi abandonado, uma vez que os estúdios estavam em dificuldades financeiras em virtude do fracasso do filme Fantasia (só laureado posteriormente) e do agravamento da grande guerra. Em 1999 Roy Edward Disney, sobrinho do produtor, encontrou o projeto escondido e deu continuação. E, em 2003, finalizou a beleza que vocês podem ver a seguir, mais de meio século após seu início e com os dois grandes artistas já falecidos.



O interessante deste belo encontro é que Dalí teria dito que "o entretenimento destaca a arte, suas possibilidades são infinitas". Se pensarmos que entre 1950 e 1960, Walt Disney inaugurou sua primeira Disneylândia e tivemos a explosão da Pop Art, percebemos o quão de vanguarda já eram os sonhos desses grandes artistas.