terça-feira, 20 de outubro de 2009

Um para todos, todos para um

Um dos novos discursos do mercado é inverter o que sempre foi feito: ao invés de atingir grandes públicos com produções em massa, agora deseja-se o indivíduo, o único, alcançar cada consumidor por suas características variadas. Claro que é só um discurso, porque o objetivo mesmo é vender cada vez mais para cada vez mais gente. O bom disso é que os produtos ficaram mais interessantes. As possibilidades de criação aumentaram e a concorrência pede um diferencial. Os consumidores são ativos, exigentes, desejosos e inquisidores.

Por exemplo: a JDA Inc. ganhou recentemente o 2009 Gold Pentawards pela embalagem dos earphones Audiovox EarBudeez. A empresa baseou-se na idéia de que muitas pessoas escolhiam seus earphones como acessórios de roupa e, dessa forma, precisariam ser fashion. Então, foram criados os EarBudeez (ear buddies, ou algo como, "parceiros de orelha"), que são personalidades embutidas no produto através de suas embalagens. Vejam:
Zoie Jane
Rojo
Jill
Jay D
Emo
Bodie

O slogan It's all about me ("É tudo sobre mim") cai como uma luva e a proposta ainda permite a criação de muitas outras "personalidades". Tudo que o mercado quer. E a gente também.

Do Packaging of the World.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Questionando nosso sistema de ensino

Há pouco tempo decidi que iria fazer licenciatura para dar aula de artes (ou educação artística) em escolas, tanto no ensino médio quanto no fundamental. Por que isso? Porque sou utópico. Sou daqueles que acham que as crianças são o nosso futuro e que a educação pode nos salvar. Acho também que falta cultura ao nosso povo. Que as crianças devem conhecer música, cinema, artes plásticas, fotografia e outras expressões artísticas na escola ao invés de serem bombardeadas pelo mundo materializado nas TVs. E aí me meti nessa... será que eu consigo? Só me resta tentar.

Já comecei a estagiar em uma escola e uma das professoras que assisto lançou um míssil: "As crianças de hoje só sabem executar, não sabem criar. Se você pede para copiar isso ou aquilo, elas fazem. Mas vai pedir para fazer um desenho livre! Elas ficam doidas sem saber o que fazer". Isso me pegou de jeito! É a mais pura verdade!

É um problema de todo nosso sistema de ensino (pelo jeito, mundial!) e ainda nem tenho cacife para escrever sobre isso. Mas na minha época de mestrado eu já discursava que "o mundo acadêmico é quantitativo e não qualitativo". Formam-se máquinas com informação para utilizar em avaliações questionáveis que serão esquecidas posteriormente para a injeção de informação ligada ao trabalho específico.

Aí recebo hoje esse vídeo SENSACIONAL. Sir Ken Robinson é um especialista britânico em criatividade e vem questionando a forma como nossas crianças vem sendo educadas. Tem 20 minutos e é em inglês, mas vale muito a pena e tem legendas (subtitles) para escolher.



Nada mais a dizer no momento. Somente que isso ainda vai dar muito pano pra manga...

Medalhas diferentes

As medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver, Canadá, terão algo mais. Os metais ouro, prata e bronze virão de um trabalho de coleta e reciclagem em antigos circuitos de computador! Os detalhes serão gravados a laser, com inscrição em braille, em um corte único, ou seja, cada peça será diferente da outra! Ao todo, serão produzidas 615 medalhas para os Jogos Olímpicos e 399 para os Jogos Paraolímpicos com o material.

Sua ondulação remete às montanhas, aos oceanos e à neve. A estampa vem de desenhos que representavam as primeiras nações da Costa Oeste canadense, a orca (Jogos Olímpicos) e o corvo (Jogos Paraolímpicos).

Iniciativa interessante e – até mesmo – ecológica numa parceria colaborativa entre Corinne Hunt (designer/artista aborígene), o designer industrial Omer Abel, a Royal Canadian Mint e a Teck. Do G1. Mais informações no site do evento.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

I gotta a feeling!

Esse história já tem mais de um mês, mas queria registrar aqui:

No dia 8 de setembro, a banda Black Eyed Peas fez um show ao vivo na Avenida Michigan, em Chicago (EUA), para comemorar o início da 24ª temporada do programa da Oprah. Mas o que parecia somente um show de abertura, transformou-se na maior execução de FlashMob realizada até então. Pra quem não sabe, FlashMobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar ações inusitadas previamente combinadas.

O grupo preparou uma surpresinha para ela ao tocar o grande hit do momento, I gotta a feeling, com uma coreografia inacreditável envolvendo toda essa multidão. Tudo começa com uma garota dançando sozinha na frente do palco, logo depois toda a multidão começa a fazer a mesma coreografia. Oprah (que não sabia de nada), ficou chocada com o que estava vendo, enquanto gravava tudo em seu celular. A apresentadora então gritou: "Isso é tão legal!! É a coisa mais legal que eu já vi... Chicago eu amo vocês!".

Vejam o vídeo:


Os organizadores convocaram as pessoas por meio de redes socais como Twitter e FaceBook e umas 800 pessoas compareceram aos ensaios que contava ainda com um produtor, um coreógrafo e 20 dançarinos profissionais. Durante a entrevista que o grupo deu após a apresentação, o líder do grupo, Will.i.am, contou que não sabia que ia ser tão espetacular com mais de 20 mil pessoas seguindo a coreografia.

A apresentação foi tão bem recebida nos EUA que, após a exibição do programa, a música voltou ao topo da parada do iTunes, garantindo mais uma semana no topo da Billboard Hot 100, onde a música já se encontrava em primeiro há 11 semanas. Agora a música é certa em festas, boates, vídeos coletivos, performances individuais e anúncios de TV.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Feliz Dia dos Mestres!

Parabéns a todos aqueles que tentam não somente transmitir um mero conhecimento, mas formar opiniões e bons caráteres... ou seja, aqueles que ainda são sonhadores e acreditam que a educação irá salvar o futuro da humanidade. Eu ando seguindo por esse caminho... quero fazer a minha parte nesse sonho.

Com uma brincadeirinha do Dr. Pepper bem apropriada, é claro...