sexta-feira, 25 de março de 2016

Arte ao Lado 2 - A missão

De agosto a outubro do ano passado, postei semanalmente um texto que criei a partir de três perguntas (o quê? como? por quê?) feitas para amigos, familiares e conhecidos envolvidos de alguma forma com a Arte. Fiquei louco e maravilhado com as respostas que recebi, mas percebi que não era fácil de conseguir. Eu estava, na verdade, pedindo que os artistas penetrassem em si mesmos e encontrassem a essência de suas artes. E essa dificuldade acabou por encerrar o projeto antes do tempo que eu tinha planejado.

Só que de repente... um texto que pedi em julho de 2015 aparece para mim em fevereiro deste ano. Imediatamente toda a energia e empolgação voltaram! Comecei a disparar as perguntas, buscando os novos artistas da segunda fase do projeto Arte ao Lado, e... novamente os obstáculos apareceram.

Então, vou fazer uma mudança: ao invés de semanal, farei mensal. Acho que vou ter que encher alguns sacos, mas tentarei colocar um artista novo todo dia 1º; Essa é a missão: apresentar um processo criativo e uma visão artística de alguém próximo a mim pra estimulá-los a procurar ao lado de vocês.

sábado, 19 de março de 2016

Salvadores da night

Nunca uma propaganda de bebida alcoólica me representou tão bem.


Claro que não sou mais o dançarino de antes, mas achei incrível e corajosa essa mudança de paradigma da Heineken. Parabéns.

sábado, 12 de março de 2016

Mais do que Frida

A mostra Frida Khalo - Conexões entre mulheres surrealistas no México é mais uma daquelas exposições que tem um grande artista chamando as pessoas, mas apresenta outros artistas (como a do Kandinsky, por exemplo). A diferença é que dessa vez a grande artista engole tudo. E isso é Frida.

É difícil não falar de feminismo porque sua luta foi constante. Primeiro, Frida enfrentou toda dor física que a pólio e o acidente lhe trouxeram e a transformou em arte. Tentou suícidio, tinha uma relacionamento complexo com o muralista Diego Rivera, teve vários abortos... e manteve as cores e a força em sua obra. Contra o machismo enraizado em todos os cantos, criou uma persona para ser respeitada: sobrancelhas grossas e buço foi uma masculinização política; suas roupas coloridas foram sua identidade visual marcante que mexia com a cultura mexicana. Até mesmo a insistência em autorretratos era uma postura política.

Um dos primeiros autorretratos de Frida.
Perceba que não há sobrancelhas grossas ou buço, muito menos cores coloridas em suas roupas.
Este é um dos quadros que Frida assina seu sobrenome Khalo e define, por fim, sua persona masculinizada.
Mais do que vestimentas coloridas, Frida criou uma marca, uma identidade visual para si.

André Breton - teórico do Surrealismo - a levou para a fama ao lado de Picasso e Duchamp. Se resumirmos esse movimento à pintura de sonhos e representações oníricas, Frida não se encaixa, uma vez que ela mesma dizia que estava pintando sua realidade. Precisamos entender o Surrealismo como um movimento que idealiza a realidade através do inconsciente e subverte a realidade. Aí sim Frida reina.

As outras artistas que permeiam a mostra possuem obras interessantes e algumas bem bonitas (como Bridget Tichenor e Alice Rahon), porém, longe do impacto da mexicana. Fisicamente, Frida morreu cedo demais. Espiritualmente, acho que não morrerá jamais.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Deuses do Egito

Vi Deuses do Egito (Gods of Egypt, 2016) nesse fim de semana e posso afirmar: não gaste tempo ou dinheiro. Talvez... se passar na Temperatura Máxima, Sessão da Tarde ou Supercine...

Mitologicamente tem erros e acertos, mas o ruim do filme em si mascara o que tem de bom nos deuses. Bom... crítica mais desenvolvida no meu blog Mito+Graphos.

domingo, 31 de janeiro de 2016

Memória olfativa


Eu sou super alérgico. Na verdade, sou muito alérgico mesmo. Mas utilizei a hipérbole do super, porque sou tão fã de super-heróis que, por um tempo, me senti um mutante, um X-Man, com olfato tão aguçado que ficou hipersensível. Achava que eu tinha genes de cachorro porque eu sentia cheiros que as pessoas não sentiam, reconhecia pessoas pelo perfume e lembrava de lugares pelo aroma.

O ser humano é capaz de perceber mais de 10 mil diferentes odores, cada qual definido por uma estrutura química diferente. Isso é tão forte que é capaz de alterar nosso paladar. A neurociência diz que os aromas são percebidos por várias áreas do cérebro, fazendo com que seus processamentos envolvam tanto cognição quanto emoção.

Toda essa introdução é pra contar um gatilho olfativo que aconteceu comigo. Há pouco mais de um mês, passei por uma senhora na rua que cheirava à alfazema. Se fosse um filme, era hora de dar um fade e mudar a colorização para um flashback porque, na mesma hora, me lembrei da minha vó.

Alfazema é, pra mim, cheiro de limpeza, de pós-banho, de uma infância despreocupada, carinhosa e feliz. O banho tomado na casa dela era sempre divertido (com xampu Palmolive de jojoba). Ou minha vó ou uma das duas tias-avós que moravam com ela estavam sempre do lado de fora da cortina mandando a gente lavar tudo, principalmente atrás da orelha. No fim, já secos, vinha a alfazema e a certeza que tudo estava certo, limpo, bem cuidado.

Claro que depois de passar pela senhora na rua, entrei numa farmácia e comprei um vidro de alfazema. E me desculpem os perfumes franceses... alfazema é amor.