sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Shazam!

Jeff Smith
ALTER EGO: William Joseph "Billy" Batson

NOME ORIGINAL: Shazam (Capitain Marvel)

OUTROS NOMES: Capitão Marvel, Marvel e Capitão Trovão

EPÍTETOS: "Campeão da Humanidade", "Campeão da Magia" e "Vermelhão"

ORIGEM
(Versão Original) C.C. e Marilyn Batson eram renomados arqueológos que amavam profundamente seus filhos, William e Mary. Certa vez, viajaram para uma escavação dos tesouros de Ramsés II no Egito e contrataram um assistente chamado Theo Adam, que estava em busca de uma joia que encerrava o espírito do Adão Negro, um antigo campeão egípcio. Para obtê-la, Theo assassinou os arqueólogos, deixando Billy e Mary órfãos e a mercê de assistentes sociais que os colocaram sob os cuidados de famílias diferentes. Billy ficou com seu tio Ebenezer, que só se importava com dinheiro e roubou o fundo fiduciário do garoto. Com acesso à herança, Ebenezer expulsou o garoto de casa que, sozinho e sem dinheiro, ficou a vagar pelas ruas de Fawcett City. Esperto, Billy arrumou emprego de vendedor de jornais em esquinas. Com o pouco dinheiro que recebia, conseguia se alimentar. À noite, se refugiava nos subterrâneos do metrô.

Uma noite, Billy foi abordado pelo fantasma de seu pai, que o conduziu a um trem decorado com hieróglifos para levá-lo a uma caverna misteriosa com estátuas que representavam os Sete Inimigos Mortais do Homem: Orgulho, Inveja, Luxúria, Ódio, Egoísmo, Preguiça e Injustiça. No fundo da caverna, o garoto encontrou um velho sábio sentado em um trono que se apresentou como Mago Shazam. Sobre sua cabeça, havia um enorme bloco de pedra flutuante (a Pedra da Eternidade). De acordo com o mago, a pureza e a bondade de Billy o faziam herdeiro dos poderes de Shazam, mas ele precisava se comprometer com uma vida de bem e com o combate ao mal. Assim, ao dizer o nome do mago e palavra mágica, Shazam!, um relâmpago atingiu Billy que ganhou não só superpoderes, mas também se tornou um homem adulto vestindo um uniforme vermelho com emblema de um raio e uma capa branca. Contudo, embora tivesse a estrutura do campeão, ele continuava sendo, para todos os efeitos, um garotinho, tornando-se um herói inocente, até ingênuo.


CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: Menino ou adulto, Billy tem cabelos negros. Talvez suas características mais marcantes sejam seu grande queixo e pequenos olhos (como se estivessem constantemente apertados) quando se torna o herói.

PODERES: Sempre que Billy fala Shazam!, Billy ganha poderes de seis heróis lendários que formam um acróstico da palavra mágica:
  • A sabedoria de Salomão: Se manifesta na forma de conselhos mentais que também permite traduzir línguas extintas, como hieróglifos, e construir/entender estruturas e mecanismos extremamente complexos.
  • A força de Hércules: Confere ao personagem uma das maiores e mais extensas forças físicas das HQs, conseguindo erguer corpos com massas dantescas e destruir materiais extremamente resistentes.
  • O vigor de Atlas: Concede invulnerabilidade, vasta resistência a venenos e a capacidade de sobreviver ao vácuo do espaço. Algumas histórias sugerem que o poder de Shazam também concede incrível longevidade.
  • O poder de Zeus: O relâmpago que o transforma pode ser usado como arma. Também é capaz de alterar algumas características faciais.
  • A coragem de Aquiles: Permite superar grandes medos e pânicos intensos.
  • A velocidade de Mercúrio: Concede velocidades próximas a da luz.

ARMAS E ACESSÓRIOS:

FRAQUEZAS:

AFILIAÇÕES: C.C. Batson (pai falecido), Marilyn Batson (mãe falecida), Ebenezer Batson (tio), Mary Batson (irmã).

GRUPOS: Família Marvel, Liga da Justiça, Liga da Justiça América, Liga da Justiça Internacional e Sociedade da Justiça

CRIAÇÃO: C. C. Beck e Billy Parker
PRIMEIRA APARIÇÃO: Whiz Comics #2 (1939)


OUTRAS MÍDIAS:
  • Em 1941, estreava The Adventures of Capitain Marvel, a primeira adaptação de um herói de quadrinhos para o cinema, em formato de seriado com 12 capítulos. Frank Coghlan Jr. era Billy Batson e Tom Tyler o Capitão Marvel.
  • De 1974 a 1977, a Filmation produziu Shazam!, um seriado de TV de muito sucesso que chegou a ser exibido no Brasil e gerou um spin-off da heroína Isis, The Secret of Isis (A Poderosa Ísis).
  • Asher Angel e Zachary Levy foram contratados para fazer Billy Batson/Shazam no filme lançado em 2019.

CURIOSIDADES:
  • Sua irmã Mary se torna a heroína Mary Marvel ao pronunciar a mesma palavra mágica e isso retira uma parcela dos poderes de Shazam.
  • Um garoto chamado Freddy Freeman ficou aleijado durante um confronto entre Shazam e o Capitão Nazista. Para salvá-lo da morte, Shazam deu a ele uma parcela de seus poderes. Então, ao pronunciar a palavra mágica, Freddy se torna o Capitão Marvel Jr.
  • O zelador da escola de Billy, Dudley H. Dudley, é, de certa forma, o tio da Família Marvel. Costuma vestir um uniforme semelhante aos dos heróis para fingir que tem poderes. Todos sabem que ele não os possui, mas ajudam a manter a ilusão.
  • Um tigre ambulante chamado Sr. Malhado também acompanha o grupo.
  • Como profetizado em sua origem, que um dia viria a substituir o Mago Shazam na Pedra da Eternidade, Billy chegou a ser o novo mago, chamando-se apenas de Marvel. Seu uniforme e seu cabelo ficaram brancos e ele permaneceu na forma adulta, mantendo o equilíbrio do mundo mágico.
  • O personagem foi criado como uma resposta da Fawcett Comics ao enorme sucesso do Superman da National Comics (atual DC). A National processou a Fawcett por plágio quando o Superman perdeu mercado e isso acabou colocando o herói no ostracismo por mais de 20 anos.
  • Seu nome seria Capitão Trovão, mas já havia um personagem com esse nome em outra editora. Então, foi modificado para Marvel, que significa "maravilhoso".
  • A aparência física do herói foi moldada a semelhança do ator Fred McMurray.
  • Na década de 1970, a DC Comics comprou os direitos do personagem e o inseriu no multiverso do Superman, Batman, Mulher-Maravilha etc. No entanto, precisou tirar o nome Capitão Marvel porque a Marvel Comics havia criado o seu Capitão Marvel no tempo que o personagem sumiu.
  • No Multiverso DC, os personagens da Fawcett Comics estavam na Terra-S, uma dimensão paralela a Terra-1 oficial. Passou para a versão oficial na megassaga Crise nas Infinitas Terras.
  • No Reino Unido, foi criado o Marvelman (atualmente conhecido como Miracleman) que é totalmente inspirado em Shazam. A palavra mágica que transforma o personagem é Kimota, ou Atomik ao contrário, numa referência a era nuclear.

Nenhum comentário: