sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cartazes pictográficos

Um pictograma (ou pictógrafo) é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos. Tem suas origens na antiga escrita cuneiforme e nos hieróglifos, mas foi na modernidade que se revelou um sistema de representação internacional, principalmente depois de Otto Neurath. Otto foi um filósofo austríaco que acabou se tornando um dos pais do designer gráfico moderno ao propor para sua equipe a criação de um sistema de imagens para comunicar informação de forma simples, valorizando a linguagem não-verbal. Os pictogramas da Olimpíadas de 1972 são um dos expoentes mundiais dessa linguagem gráfica (veja uma imagem AQUI).

O designer sueco Viktor Hertz revela seu amor pelo cinema e por pictogramas com esta série de cartazes de cinema intencionalmente minimalista.


A princípio essa é só uma primeira série, mas o autor diz que um projeto em andamento. Não acho todas as soluções bem resolvidas, mas destaco os cartazes para Waterworld, Irreversível (com a segunda cena mais chocante do filme), Tron (bicicletinhas olímpicas!), Amor sem escalas (Up in the Air), Psicose e Bebê de Rosemary, além da água benta do Exorcista.

Quem se interessou pelos pictogramas, vá até o incrível site The Noun Project, que busca coletar, organizar e disponibilizar gratuitamente os símbolos que formam a linguagem visual mundial.

4 comentários:

Graça disse...

Sem querer de forma alguma negar o fato da modernidade ter transformado os pictogramas num sistema de representação internacional diria que a escrita hieroglífica e cuneifórmica, através de seus símbolos, foram as criadoras da própria História Escrita, marco da caminhada da humanidade.
Seria um exagero muito grande de uma amante da História, dizer que as civilizações egípcia e mesopotâmica, criaram, ainda que sem saber, o próprio design gráfico?

fichagas disse...

é exagero sim. no entanto, há estudiosos que dizem que pinturas rupestres e ferramentas pré-históricas já seriam a prova de que o design é algo inato ao homem. mas é preciso entender que os conceitos do design vão além da construção de uma linguagem visual.

Graça disse...

Maravilha! Nem me lembrei das pinturas rupestres e suas simbologias muitas delas até hoje pouco esclarecidas. Entretanto, tenho que concordar com você que os conceitos de design são muito mais amplos.
Meu problema é o fascínio pela construção da História, daí os exageros.
Grata pelo esclarecimento.

Unknown disse...

Oi Filipe, tudo bem? Vi q foi vc quem o site da Thelma Palha, não acho os fones dela, nem e-mail... Vc teria pra me passar? Obrigada.