terça-feira, 19 de julho de 2011

Verdades inconvenientes


Esse anúncio aí em cima foi criado pela agência Y&R para O Estado de São Paulo. Ele tem a seguinte frase: Global warming: who will be here to see the consequences? (Aquecimento global: quem estará aqui para ver as consequências?). Comecei o post com essa imagem porque na última semana andei vendo/lendo muitas coisas ditas sustentáveis em sites e blogs de design. Bicicletas de novos materiais, embalagens, baterias recarregáveis, veículos elétricos e por aí vai.

Até que eu vi a novidade da marca Puma no blog Amenidades do Design, da Carol Hoffman: a Clever Little Shopper, um saco plástico totalmente biodegradável (feito de amido de milho) que dissolve na água em 3 minutos! Saiu até na Exame!



Mesmo com o risco de derreter na chuva ou com o suor da mão, o projeto é incrível, não? É a solução para as sacolas plásticas, não? É o fim do "continente de plástico", não?

NÃO!

Vai resolver o problema do plástico? Não. Vai diminuir o problema? Talvez. Mas pensem comigo: a água é um recurso cíclico NÃO-renovável, ou seja, a água que existe no planeta não aumenta nem diminui! O que tem de água por aí agora, é o que vai ter daqui há milhões de anos! O ser humano não cria água potável em laboratório! Portanto, de que vale dissolver um saco em água morna limpa e jogar fora uma água cheia de amido de milho? Será que não é muito mais válido manter as iniciativas de replantio de florestas e fazer papel de reflorestamento?

Eu não sei, mas acho que antes das pessoas ficarem se achando sustentáveis e ecológicas, deveriam pensar o processo global de seus produtos: da manufatura AO DESCARTE! E, assim, faço coro com essa ilustração da dinamarquesa Humon. Vale clicar e ampliar:


Também acho válidas as manifestações artísticas que buscam alertar para essa situação, como o coletivo australiano The Glue Society e sua obra (autoexplicativa) Hot with the chance of late storm:


Mas até mesmo para a arte fica a pergunta: o que se faz com um carrinho de sorvete derretido com um objetivo único claro, localizado em uma praia de Sydney na Austrália, depois do recado dado? A obra vai pra acervo? Fica na praia pra sempre? Ou se perde? Ela é reciclável? Reutilizável?

Reflitamos.

Nenhum comentário: