quinta-feira, 29 de setembro de 2011

As incríveis luzes da Terra

Cara... a natureza é foda. Aplicada em sua magnitude, ela nos dá provas disso.



Essa foi uma voltinha na Terra vista pela Estação Espacial Internacional em time lapse (essa acelerada no vídeo). O que te impressionou mais: as luzes da civilização ou os flashes de tempestades elétricas?

Agora se prepare para ver algo ainda mais impressionante que essa estação captou: a Aurora Boreal!!!



F-O-D-A! Se eu fosse um alienígena, com certeza ia querer descer aqui pra ver como isso funciona. (provavelmente, iria me decepcionar com as cidades e voltar a ver essa beleza de cima).

PS.: Em ambos os filmes, vocês perceberam a camada de ozônio? Não? Então, vejam de novo... ela existe mesmo! Não é sacanagem, não!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CÉTICA ÉTICA ETC...

 

Música: esperanto... esperança!

Há quase 1 ano atrás, postei aqui sobre um incrível violinista que passava desapercebido nos metrôs dos EUA. Ele era uma dos maiores músicos no mundo que estava fazendo um teste antropológico, provando que é difícil você enxergar o seu ambiente quando você está em seu ambiente de rotina.

Agora vejam a iniciativa da Playing for Change, da Concord Music Group. Técnicos de som e imagem são voluntários para captar o som de cantores e artista musicais de rua espalhados por todo o mundo, aqueles que são normalmente ignorados por nossos cotidianos frenéticos. Ouçam Stand by me:



Você agora tem certeza absoluta que a música é uma linguagem internacional.

domingo, 25 de setembro de 2011

Visível? Sensível. Acessível!

Esse título é o mesmo da minha postagem no meu outro blog, o H+MIN+SEC que fala sobre relógios e afins. Repeti aqui porque acho que vale a pena dar uma olhada na iniciativa do designerJung Hoon Lee: o Rub Feel Watch, um relógio para deficientes visuais! Dêem uma conferida!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O mínimo dos contos infantis

Será que uma simples imagem consegue sintetizar um conto clássico infantil? O designer gráfico Christian Jackson tentou mostrar que isso é possível. Vejam os cartazes:

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

O patinho feio, de Hans Christian Andersen

Cachinhos dourados e os três ursos, deRobert Southey

João e Maria, dos Irmãos Grimm

Mary Poppins, de P. I. Travers

O mágico de Oz, de L. Frank Baum

A princesa e a ervilha, de Hans Christian Andersen

Pinocchio, de Carlo Collodi

Rapunzel, dos Irmãos Grimm

Chapeuzinho Vermelho, dos Irmãos Grimm

Rumpelstiltskin, dos Irmãos Grimm

Branca de Neve e os sete anões, dos Irmãos Grimm

Os três porquinhos, James Orchard Halliwell

O flautista de Hamelin, dos Irmãos Grimm


"Cada ilustração se encaixa de tal forma que você descobre facilmente qual conto é... desde que você o conheça", explica o designer. Ele diz que foi uma forma de liberar suas energias criativas e paternas depois que teve o primeiro filho. Que venham mais filhos, então!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A ponta do arco-íris

Um motorista inglês conseguiu fotografar a ponta do arco-íris, ou seja, onde ele toca a Terra! E – pasmem! – nada de pote de ouro!



Em 2009, um americano também conseguiu registrar em seu iPhone o fenômeno.


A Natureza sempre nos reserva belezas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Objetos por minuto

Dos 3Rs sustentáveis, o que mais me interessa é o Reutilizar, por ser o mais próximo do design. Já até falei sobre isso aqui. E é por essa razão que coloco aqui esse vídeo do designer francês Pierre Lota com vários exemplos de reutilização simples e bela, feitos em 1 minuto ou menos!



Agora exercitem sua criatividade e – de quebra – deixem o mundo mais interessante e mais limpo!
(via Amenidades do Design)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Graffiti em paredes de papel

Nem sempre um grafiteiro tem uma parede para colocar em prática suas ideias ou fazer alguma experimentação. Pode ser também que esteja no meio de uma aula ou no transporte público quando surge uma vontade de grafitar. Foi pensando nisso que a Quirk Books e a Think of the editaram o Walls Notebook.

Teoricamente ele é um caderno de anotações, ou sketchbook, mas, ao invés de páginas brancas ou pautadas, possuem 80 fotos de Nova York sem poluíção visual para que seja possível soltar a imaginação nas paisagejns urbanas (paredes, veículos etc.) com seus desenhos, textos, citações, rabiscos e devaneios em geral.

 
 
 

A Amazon está vendendo por U$17 (mais taxas)! Legal e barato, não?

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

10 do 11 do 9

Há dez anos, em 11 de setembro de 2001, o mundo se estarreceu com o atentado ao World Trade Center, em Nova York. E, é claro, que essa triste e marcante data redonda não poderia passar desapercebida. Eventos e reportagens se espalham no mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, o cartunista e jornalista José Alberto Lovetro, o Jal, resolveu organizar uma flash expo (exposição colaborativa organizada por uma rede social) sobre o tema. Ele convocou artistas do traço pelo Facebook e Twitter e começou a receber trabalhos. Jal fez a curadoria e criou a flash expo Dez do 11 de setembro. Vejam alguns:

Velas, de Brito (França)

Calcanhar, de Carvall

Big Apple, de Daniel Paione

Homem-Pomba, de Del Pieri
Smile, de Gilmar

Coração de avião, de Rômulo Coutinho

Graffite, de Pires

Duas torres, de Izidro

Arma, de Guilherme Bandeira
Sérgio Más (Argentina)

Muito boa a iniciativa. (Via Universo HQ)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Formigas do arco-íris

Eu me lembro que na escola – acho que no antigo Primário, hoje Ensino Fundamental I – tive que fazer uma experiência na disciplina de Ciências que consistia em colorir uma rosa branca colocando anilina em sua água. O cientista indiano Mohamed Babu, 53, foi um pouquinho mais longe...

Considerando o abdômen transparente de um tipo de formigas, Babu colocou gotas açucaradas e coloridas sobre uma base parafina para que elas bebessem. O resultado está nas fotos:


 

Uma mistura de cores pode acontecer com algumas formigas vagando de uma cor para outra. O verde e o amarelo foram as "cores prediletas". O cientista ainda contou ao jornal britânico Daily Mail que fez o experimento ao notar que formigas em sua casa ficavam embranquecidas ao beberem o leite derramado em sua pia.

Fica uma pergunta: isso é arte?

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Segredos das músicas

O trio The Axis of Awesome foi num daqueles programas de talentos americano e provou que a maioria das músicas que fazem sucesso só possuem quatro acordes... isso mesmo... QUATRO ACORDES! Ouça/veja:



Incrível, não? E esse vídeo me levou à nostalgia incorporada por esse ótimo coral dinamarquês Local Vocal com hits dos anos 1990 que só irão reativar a memória daqueles que vivenciaram essa década com intensidade (como eu):



Divertido pacas!