quarta-feira, 28 de março de 2012

Oceano perpétuo, Van Gogh eterno

Mais uma vez a Nasa mostra que nosso planeta é beeeeem mais bonito do que a gente supõe...



O vídeo Perpetual Ocean mostra as correntes oceânicas superficiais em todo o mundo entre junho de 2005 e dezembro de 2007 feito pelo modelo computacional ECCO2 (Estimating the Circulation and Climate of the Ocean, Phase II). Ele simula os fluxos do oceano através do calor e do transporte de carbono e chega a atingir maiores profundidades, mas o objetivo deste vídeo era fazer arte... que fez muita gente lembrar de Van Gogh...

"Noite estrelada" (De sterrennacht)

Essa belezura aí é uma das mais famosas pinturas pós-impressionistas do holandês. Ele a pintou "de memória" - e não a partir da vista correspondente de uma paisagem como de costume - aos 37 anos enquanto esteve em um "asilo" na Provence (França). Mas será que ele era tão louco assim? Ou sua mente ia além? Dá pra pensar que Van Gogh era capaz de enxergar um beleza maior do que podemos ver.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Arte contemporânea na literatura infantil

Série Schizo, de Ofra Amit
No último sábado, aconteceu a abertura da 1ª MACLI - Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil, organizada pela Livre Galeria, "um espaço dedicado às artes visuais que investe no debate, produção e difusão da arte contemporânea e em suas articulações com os campos da literatura, poesia, teatro, cinema, ilustração, psicanálise e filosofia". A mostra fica até 26 de maio no bairro do Jardim Botânico.

O carioca Favish estava com três ilustrações na exposição que também estão presentes no livro que ele lançou durante a vernissage: A deusa, o herói, o centauro e a justa medida. O autor criou poemas narrativos inspirados livremente na mitologia grega com vocabulário atual - e bem brasileiro!

As xilogravuras do paulista Fernando Vilela são espetaculares! Fazem parte do belíssimo e premiado livro Lampião e Lancelote (Cosac Naify, 2006). Juliana Bollini veio da Argetina com várias estátuas de papel marché que são lindas e delicadas (dá vontade de levar algumas pra casa) e são utilizadas em livros infantis. O americano John Parra mostra suas raízes latinas em ilustrações que criam um universo de sonhos. As ilustrações de Ofra Amit (Israel) são de uma beleza singular.

Em uma entrevista para o portal de cultura do Rio de Janeiro, Fernando Vilela diz que:
Os livros são a primeira galeria de arte que as crianças visitam. Vejo a ilustração de livros como um tipo de arte contemporânea em que o artista escolhe o livro como suporte, como objeto gráfico.
E é. Pequena e bela exposição.

sábado, 24 de março de 2012

Gênio!

Na última terça-feira, Messi se tornou o maior goleador do Barcelona F.C. com 234 gols em 6 temporadas pelo Barcelona (média de 39 gols por temporada), além das 100 assistências para gol.


Humildade fora de campo. Genialidade dentro dele. Três vezes o melhor jogador do mundo! E tudo isso com 24 anos. Nem dá pra imaginar o que ainda vem por aí.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Imagine.

Lógica vai te levar de A para B. Imaginação vai te levar pra qualquer lugar.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Tempo bom... não volta mais!!!

sábado, 17 de março de 2012

Raridades futebolísticas



Esse vídeo aí em cima é de uma partida internacional realizada entre Paulistano e a Seleção da França, em Paris, numa tarde de 1925 (!!!) com vitória brasileira por 7 a 2 - três gols de Friedenreich, um deles mostrado nesse filme. Quase inédito no Brasil, esse é só uma das raridades que você pode ver nessas listas:

SELEÇÃO

CARIOCAS

Os mais atentos verão alguns resultados adversos da seleção brasileira estrelada de Péle, Tostão e Gérson. Será que não vale a pena esperar um pouco pra ver nossa seleção ganhar? Ou a gente já esqueceu que foram 24 anos sem título mundial entre 70 e 94?

terça-feira, 13 de março de 2012

Os jardins suspensos da Babilônia paulista

"Jardins suspensos da Babilônia" (clique para aumentar esta foto ou AQUI para ver outras)
Uau...

Essa intervenção artística – concebida e dirigida pelo fotógrafo Felipe Morozini em pleno Minhocão (SP) – propõe um questionamento sobre o uso do espaço público, a dureza do concreto e do asfalto, o plano diretor de urbanização da cidade. Em um domingo de outubro de 2009, o agressivo e cinzento elevado foi tomado por 30 pessoas que, munidas com cal, começaram a desenhar a primavera no chão.



Por ser uma obra de arte, provocou diferentes reações nas pessoas. Segundo o artista, uma pessoa disse que era bonito por ser primavera. Outra falou que alguém pensando positivamente na região já era uma boa coisa. E uma mulher acabou ligando para a polícia e disse que o Minhocão estava sendo pichado. "A polícia chegou, mas foi bacana", disse Morozini, que informou que o cal iria sair com água.

A foto acima foi leiloada hoje em um evento do movimento Baixo Centro que busca a articulação de centros culturais, políticos e humanos dos bairros Santa Cecília, Vila Buarque, Campos Elísios e Barra Funda ao redor do Minhocão. E esse movimento nasceu na Casa da Cultura Digital (CCD), um espaço para compartilhar ideias, projetos, experiências e criar coisas que tem como princípio tentar encontrar meios de entender e praticar novos pensamentos e relações entre pessoas pós-revolução digital contemporânea.

Tudo incrível.

sábado, 10 de março de 2012

Craque é craque

Na mesma semana que Messi assombrou o mundo com 5 golaços gols em um só jogo e Neymar mostrou seu potencial com duas arrancadas espetaculares, que tal relembrar o Rei Pelé?

Vejam esse curta-metragem feito pela O2 para a Vivo, homenageando o maior jogador de futebol de todos os tempos (até agora...). É uma partida fictícia em que Pelé, já com 70 anos, entraria em campo para tentar marcar seu último gol.



Ô saudade do bom futebol...

sexta-feira, 9 de março de 2012

Simples Pixar

O designer gráfico Woncham Lee percebeu que um único detalhe seria capaz de simbolizar uma animação da Pixar e, então, produziu cartazes...

Carros
Carros 2
Wall-E
Up - Altas aventuras
Toy Story
Os Incríveis
Ratatouille
Monstros S.A.
Procurando Nemo

Gostou? Dá pra comprar.

quinta-feira, 8 de março de 2012

"Não há como se entregar se não sabemos quem somos"

Essa frase (absolutamente perfeita) é do poeta, escritor e jornalista Fabrício Carpinejar em uma curta entrevista. Ele ainda levanta questões interessantes como o que ele chama de "profissionalização da dor". Ele diz: "Se o casal tem um problema, não resolve, delega para o consultório. Se o filho tem um problema, os pais não resolvem, delegam para o consultório" (ou pra escola...). Com isso ele questiona nossa postura em dividir as coisas com os outros.

Ainda conta que um dia resolveu fazer as unhas porque estava achando que a esposa tinha um caso com a manicure de tanto que ela ia pra lá e voltava feliz. E se deu conta de que estava mais feliz depois ter suas unhas polidas. Mas não foi a unha... foram os bons ouvidos sem julgamentos da manicure: "Ouvir sem julgar, esse é o segredo. A maior parte dos casais não se compreende, não se aconselha, mas estabelece sermões, ameaças. Como é possível desejar alguém sem desejar o seu mundo?" Excelente pergunta! E a frase do título é a grande resposta!

Na verdade, a pergunta da revista era "Um ser apaixonado é um ser solitário?". E sua resposta magistral:
"Um ser apaixonado valorizou antes a solidão para estar agora acompanhado. Não há como se entregar se não sabemos quem somos".

Fica a dica!

Essa é a essência do meu discurso. Detesto aquele papo de "cara metade". Eu não sou a metade de ninguém e não estou pela metade. Eu sou eu. Sou um inteiro (ou, pelo menos, venho tentando ser). Se procuro alguém, procuro alguém que esteja comigo, que deseje o meu mundo assim como eu desejarei o mundo da minha paixão. Por isso, valorizo e sempre valorizei a minha solidão, pois nela descubro o meu mundo e as minhas paixões (e quando digo "minhas paixões" não estou falando somente do amor clássico/romântico, mas de todos os meus desejos).

quarta-feira, 7 de março de 2012

Ti(porno)grafia

Tart Cards são cartões em que as prostitutas de Londres anunciam os seus serviços, geralmente colados nas cabines telefônicas. Como a internet e o uso crescente de telefones celulares deixem esta forma de comunicação com seus dias contados, agora estes panfletos começam a ser considerados como itens cult de arte acidental e urbana... tanto que começam a fazer parte da criação de poster e outros produtos como o Poster Augusta Classificados da Leite-com

A Revista Wallpaper - junto com a St. Bride Library e a UKType, então, encomendou para artistas gráficos, de estudantes a profissionais, que fizessem o seu próprio cartão usando somente tipografia! O resultado rendeu 450 cartões criativos, divertidos, curiosos e, por vezes, até elegantes para um tema que será sempre um tabu.


O caracter como imagem! E que imagens!

(Do amenidades do design)

terça-feira, 6 de março de 2012

Nunca... nunca estacione!

Mas um belo exemplo de recado tipográfico:

Por favor, nunca nunca nunca nunca estacione aqui. Obrigado.

Será que assim funciona?

Tão perto e tão longe...

Cerveja grátis?

Clique na imagem para aumentar e ver que uma diagramação tipográfica por mudar tudo...