quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Às armas!

Pegue sua carteira de identidade, carteira de motorista, CPF, passaporte, carteira de trabalho... e ache o Brasão da República (ou uma das inúmeras versões dele). Aliás... você conhece o Brasão de Armas da República Federativa do Brasil? (shhh... É esse aí do lado...)

Então... se você procurou, deve ter percebido que todos são meio diferentes. Talvez o único padrão existente seja estabelecido pela baixa qualidade de reprodução das marcas d'água, reduções e versões monocromáticas que aparecem. E foi isso que intrigou Fabio Lopez.

Sabendo da necessidade do cotidiano administrativo das repartições públicas, Fabio resolveu fazer um redesign simplificado para facilitar o reconhecimento desse importante símbolo nacional criado no século XIX. Na proposta criada todos os elementos e traços do desenho original foram repensados para proporcionar maior consistência e legibilidade. É até possível entender melhor o desenho, com as folhas de café e fumo ladeando a estrela (que eu nem sabia que tinha um significado!).

Clique para aumentar

A fonte utilizada (UnB Pro e Office) é livre e pode ser implementada sem ônus algum pro país. Trata-se de um projeto desenvolvido pelo designer brasileiro Gustavo Ferreira para a reformulada identidade visual da Universidade de Brasília. Para reduções extremas, tem uma versão onde as fitas apareçam sem os dizeres oficiais, deslocando-os para fora do Brasão e garantindo sua legibilidade.

Só lamento ser uma proposta não-oficial. Mas deveria ser vista por mais pessoas. É pra isso que escrevo aqui: divulgar uma produção de design independente com qualidade (melhor ainda se for do nosso país). Sugiro a todos que façam como eu e revejam seus conceitos.

2 comentários:

Graça disse...

Evoé Fabio Lopez: um brinde a sua capacidade de repaginar/reinterpretar conceitos.

Fabio Lopez disse...

Graça sua querida, assim me mata de vergonha, carinho e saudade! grande beijo, Flopez