segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Music in Rio - parte 1

Farei rápidos comentários sobre o mega evento da música mundial que está rolando na cidade do Rio de Janeiro. Antes preciso deixar bem claro que só fui uma vez ao Rock in Rio, em 2001! Não sou fã de ir a esse mega festivais onde você não consegue ir ao banheiro, comer, andar, respirar e ainda tem os cheiros desagradáveis e os furtos. Nesse ponto, sou velho e gosto de conforto. E desde o último RIR em 2011, o canal Multishow transmite todos os shows principais ao vivo! Perfeito pro velhaco aqui...

COMENTÁRIO INICIAL
Repudio qualquer tipo de crítica ao line-up do evento. Tem tanta gente falando que não pode ter Ivete, não pode ter Justin Timberlake porque não são expoentes do rock. Será que alguém aí se lembra do primeiro evento em 1985?


Pois é... tinha Elba, Gil, Alceu, Moraes Moreira,Kid Abelha... e agora? Dá pra parar de criticar? Dá pra curtir?

DIA 1: DIVAS POP
Ivete e Beyoncé... quer mais? David Ghetta! E uma homenagem ao poeta Cazuza!

Bom, Ivete é Ivete. Nada a declarar. Nossa diva com seu vozeirão e showzão! David Ghetta é um dos DJs mais queridinhos da atualidade com duetos famosos e foi o responsável por fazer a ligação entre os shows das divas. Impossível não pular, dançar e gritar! SÓ MUSICÃO! E aí... Beyoncé. A mais poderosa voz da música internacional fez um show técnico, sem muita flexibilidade, porém, suas canções são TODAS HITS! Público cantando do início ao fim e curtindo trocas de roupas e sabendo todas as coreografias (as bee estavam espremidas na grade, mas todas no carão)! Aí... ela termina com I will always love you, homenageando a falecida Whitney Houston, e... o Funk do Passinho (ah lelek lek)... PORRA! QUE JOGADA! Achei foda!

DIA 2: INDIE ROCK
Para os puristas, o primeiro dia de rock mesmo com Capital Inicial, Florence and the Machine, 30 Second to Mars e Muse (e muito cliché de bandeira do Brasil).

O Capital estava mais engajado do que nunca e rendeu homenagens aos falecidos do Charlie Brown Jr.. 30 Seconds to Mars é do doido ator Jared Leto, que quebrou o protocolo e desceu a tirolesa! Fez mais fãs. Agora... cá pra nós: alguém entendeu a máquina da Florence? Tantos gritos... figurino esvoaçante... sei lá. Não deu pra mim. O esperado Muse disse ao que veio com seu rock progressivo e achei um bom show.

Destaque para os show animados do Offspring e Marky Ramone e da bacana homenagem a Raul Seixas.

DIA 3: DANCING R&B
Todo mundo estava à espera de Justin Timberlake, mas acabou vendo as interessantes e engajadas Jessie J e Alicia Keys.

O dia abriu com Jota Quest, sempre bacana com seu repertório animado e conhecido (até demais). E ainda teve referências aos protestos nacionais e a participação de Lulu Santos pra agitar. A inglesa Jessie J fez um show animado com seus poucos sucessos no Brasil, mas arriscou um medley de músicas dos anos 80 bem bacana e alguns covers pra plateia delirar. Sua interação bem próxima ao público conquistou uma nova legião de fãs. Já Alicia apelou para sua beleza e graça ao piano com músicas românticas que não agitaram o público, mas embalaram os corações (If I ain't got you é FODA!). Claro que Empire state of mind e Girl on fire bombaram, mas a antiga Fallin' em parceira com Maria Gadú foi bem bacana. Só que a noite era mesmo de JT e sua banda fodástica! Com hits do seus álbuns anteriores e suas novidades já estouradas do novo álbum duplo (mais um cover bacana de Need you tonight do INXS e um fodástico do Shake your body, dos Jackson 5), fez o público dançar, cantar e chorar (vergonha alheia das fãs...). SHOWZAÇO, talvez o melhor até então pra fechar o primeiro final de semana com chave de ouro.

Vale o destaque: George Benson. Esteve em 1985 e voltou para ser reconhecido pelo público. Cantou com Ivan Lins e se emocionou conosco.

COMENTÁRIO FINAL
Fecha o primeiro round sem muito rock, mas com bons shows. As homenagens musicais tem rendido excelentes e emocionantes encontros.

Nenhum comentário: