quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Seis graus de separação

Você já ouviu falar na Teoria dos Seis Graus de Separação? Ela diz que são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas no mundo.

O estudo que gerou essa teoria foi realizado nos Estados Unidos através de cartas. Cada pessoa recebia uma carta identificando a pessoa alvo e deveria enviar uma nova carta para a pessoa identificada, caso a conhecesse, ou para uma pessoa qualquer de suas relações que tivesse maior chance de conhecer a pessoa alvo. A pessoa alvo, ao receber a carta, deveria enviar uma carta para os responsáveis pelo estudo e , assim, sucessivamente. Um resultado interessante pode ser visto num jogo para a Internet denominado Oráculo de Bacon (The Oracle of Bacon), que mostra como o ator Kevin Bacon se relaciona com os demais artistas, sejam de filmes americanos ou não. Para exemplificar, a atriz Fernanda Montenegro tem um número Bacon 2, obtido da seguinte forma: ela atuou em O amor nos tempos do cólera (Love in the time of cholera, 2007) com Benjamin Bratt que atuou com Kevin Bacon em O Lenhador (The woodsman, 2004). Os estudos sobre grau de separação incluem-se entre os modernos estudos de análise de redes sociais, como Orkut e Facebook.

Não é à toa que eu digo que o mundo não é mais um ovo e sim um amendoim! Mas isso tudo era pra dizer que hoje o blog completa SEIS anos! Será que você que está lendo isto me conhece?

Nenhum comentário: