domingo, 11 de maio de 2014

Zuzu, anjo e designer

Se você não sabe quem é Zuzu Angel, vá para o Google (caso você não tenha visto o filme). Se você é designer, provavelmente sabe que ela foi uma estilista brasileira que perdeu seu filho para a ditadura e se tornou um símbolo político. Mas o que você não sabe é que Zuzu criou uma marca incrível de roupas, empregando não só um estilo brasileiro como uma identidade visual forte de teor crítico.

O Itaú Cultural de São Paulo fez uma homenagem excelente com a exposição Ocupação Zuzu, que traz 400 itens, dentre vestidos, bordados, acessórios e documentos que apresentam a trajetória da estilista em uma bela ambientação e curadoria da filha, Hildegard.

Lounge / Linha do tempo
Abertura da exposição com Zuzu em neon como era seu ateliê (minha foto não ajudou).
Seus vestidos.
Seus layouts.
Suas estampas.
A sala do luto com documentos da época.
A ótima identidade visual a partir do nome.
O anjo que se tornou seu mascote, sua marca e seu símbolo de protesto (ele é a representação
de Stuart Angel, seu filho que foi preso, torturado e morto durante a ditadura).
Camisas variadas com a estampa do anjo aplicada.
Painel para os visitantes deixarem notinhas em pedaços de tecido.
E eu deixei o meu!

Sabia da parte da moda e da parte política, mas confesso que fiquei bem impressionado com seu lado designer. Não conhecia a bela marca com os Zs angelicais ou aquele anjinho (que em uma primeira olhada é tão mal feitinho...) ganhou uma força política e o meu respeito em construções variadas de estampas e aplicações de acessórios. Que essa exposição seja uma oportunidade para aumentar o escopo sobre essa incrível mulher.

2 comentários:

Wallace disse...

Valeu, bom resgate de design.

Graça disse...

Um pequeno grupo de alunos meus esteve em São Paulo e viu a exposição. Essa semana eles viram o filme e, durante, o debate, disseram que passaram a entender melhor o significado do design de Zuzu Angel, a partir de 1971. Recomendei a leitura da postagem do blog.