segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Fenômenos da ciência

Que a natureza é incrível todo mundo já sabe. Às vezes, quando o homem resolve interferir com fins de estudo, pode encontrar coisas incríveis. Vejam alguns exemplos:

Levitação quântica
Um pouco menos de metade dos metais conhecidos têm uma espécie de “temperatura de transição”, ou seja, uma vez que eles são resfriados abaixo dessa temperatura, tornam-se supercondutores, conduzindo eletricidade com resistência zero. Quando supercondutores estão perto de um campo magnético fraco, eles criam uma superfície de corrente elétrica que repele as ondas do campo magnético e, quando isso acontece, as ondas do campo magnético prendem o supercondutor no ar!



Bolinhas de Newton
Pegue um longo cordão de contas de metal e um pote. Depois, jogue uma ponta do cordão para fora do jarro e veja-o se parecer com uma fonte de pequenas bolinhas de metal. O que acontece é pura ação da gravidade sobre os elementos.


Esculturas de ferrofluido
Ferrofluido é um óleo com partículas magnéticas suspensas. Quando ele é colocado perto de um grande ímã, forma picos e vales, resultantes da tentativa de suas partículas de se alinharem ao campo magnético do ímã. Os picos se formam onde o campo é mais forte. Esse efeito é chamado de “campo normal de instabilidade”.



Gelo incandescente
O processo de aquecimento por indução é feito por meio de uma corrente de alta frequência que aquece o cubo de gelo com uma intensidade absurda. O gelo não derrete porque a matéria só aceita – ou emite – energia em pacotes discretos de energia. Então, quando a energia vem extremamente forte, ela – no caso, o gelo – precisa de um tempo para absorver toda a força, e, assim, não derrete imediatamente.


Azul instantâneo
Se seu queixo não caiu até agora, se prepare que agora vai. Porque você está prestes a ver uma das reações químicas visualmente mais impressionantes de todos os tempos: a . Como o vídeo mostra, fazer a demonstração é bem simples. Primeiro você deve dissolver uma bola de amido em 3/4 de copo de água. Depois, coloque no mesmo recipiente 1/2 colher de chá de sulfito de sódio. Pegue outro recipiente, coloque mais 3/4 de copo de água e dissolva 1/4 de colher de chá de iodato de sódio. Misture os líquidos e veja o líquido mudar de translúcido para azul escuro em um piscar de olhos! É a Reação de Briggs-Rauscher.


Chuveiro espiral
Ondas sonoras são capazes de vibrar outros objetos com sua frequência. Ao fazer uma mangueira de água vibrar 24 vezes por segundo, temos um resultado incrível.


Queda lenta
Quando você joga um ímã através de um tubo de cobre, ele perde velocidade e atravessa o tubo em câmera lenta, porque o cobre interfere no campo magnético do ímã.



Serpente do Faraó
Quando o mercúrio (II) começa a queimar, temos o fenômeno altamente tóxico e sinistro apelidado de Serpente de Faraó.



Bizarros, não?

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Um conselho de classe

Capa do livro com os texto original da peça.
Seja por exemplo de família, oportunidade ou convicção, a vida me transformou em professor. São tantas as dificuldades que está mais para vocação do que para profissão. E isso está muito bem retratado na peça Conselho de Classe (ate 19 de outubro, no Teatro Fashion Mall).

A sinopse diz que uma reunião de professoras é desestabilizada pela chegada de um novo diretor após o afastamento da anterior que se envolveu numa confusão com alunos. O encontro faz eclodir dilemas éticos e pessoais que muitos ACHAM que conhecem, mas viver o dia-a-dia de uma sala de aula é bem diferente.

O espetáculo escrito por Jô Bilac tem direção de Bel Garcia e Susana Ribeiro e coloca a Cia dos Atores fazendo o papel das professoras. Isso mesmo: homens no papel de mulheres. No início, os personagens vão se construindo e o humor se apresenta. No entanto, quando a realidade da educação e do atual ambiente escolar, os dramas se intensificam e o humor serve como alívio.


É uma porrada. Às guerreiras Palomas, Célias e Mabels, meu mais sincero obrigado. Sei que sou capaz de encarar essa barra porque vocês abriram meu caminho e mostraram que é possível.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Arte urbana

Herbert Baglione
Também no Caixa Cultural rolou a exposição Street Art - Um panorama urbano, que trouxe a arte nascida nas ruas antes marginalizada e agora parte da cultura pop contemporânea. Teve o consagrado BanksyHerbert BaglioneJef Aérosol, projeto MaisMenos (Miguel Januário), HowNosm, Pixel Pancho, Rero, Sten Lex, Vhils (Alexandre Farto) e o interessante brasileiro Nunca (Francisco Rodrigues).

É muito legal ver essas manifestações artísticas urbanas que vão além do graffiti e permitem o conhecimento (e o questionamento) do que vem sendo feito hoje. O lado político é fundamental e - em muitas vezes - transcende o visual.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Cartazes (de hoje) para amanhã (e sempre)

"School", Mario Fuentes (Equador)
Poster for Tomorrow é o principal projeto da 4tomorrow, uma ONG parisiense fundada em 2009. Seu objetivo é encorajar as pessoas a criarem cartazes que estimulem o debate sobre questões universais, como liberdade de expressão, direitos das mulheres etc. Para a ONG, o cartaz é melhor plataforma por ser de fácil criação e distribuição, além de atrativos e acessíveis a todo espectro social.

Fica até o próximo fim de semana na Caixa Cultural, a ótima exposição Poster for Tomorrow - Direitos Humanos em Cartaz. A mostra traz uma seleção dos 100 melhores cartazes de seis edições do projeto, separados por temas: Direito à Educação, Igualdade de Gêneros, Um lar para todos, Desenhe a Democracia, Liberdade de Expressão e A Morte não é Justiça.

"Stand up", Elias Riedmann (Áustria)
"Where are you sleeping tonight?", Mathieu Rousseau (Canadá)
Adriana Bermúdez (Colômbia)
"Weapon of mass defence", Ferdinando Dambrosio (Itália)
"The truth revealed by its own cycle", Anadel Velasquez (México)

Tem cada um melhor do que o outro. As soluções gráficas são muito interessantes e abrem as portas da criatividade! Se quiser participar, o concurso é anual e aberto a todos. Inscreva-se no site do projeto.

domingo, 5 de outubro de 2014

Como se tornar o Wolverine (dentro de uma garagem!)

Já que estamos no mês do Wolverine, que tal saber como fazer garras hidráulicas do herói na sua garagem? Não acredita? Saquem só o que um encanador/engenheiro (e também diretor e dublê) inglês chamado Colin Furze fez dentro da garagem dele:



Olha aqui o passo-a-passo:



Eu quero. E o cara ainda fez o lança-chamas do Pyro e um sapato magnetizado a la Magneto!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Roseando o outubro

Há anos este blog entra na campanha do Outubro Rosa (2009 - onde explico tudo sobre esse evento -, 20102011, 2012 e 2013). Em 2014 não seria diferente. As cores daqui já mudaram e trago para vocês algumas campanhas sobre o câncer de mama (clique para aumentá-las).

"Prevenir o câncer de mama não está nas suas mãos. Detectar no início está". (Campbell-Ewald Advertising)
"Você pode detectar o câncer de mama antes que seja tarde". (Agência Vaculik, Eslováquia)
"Eu não tenho tempo. Eu faço o autoexame". (IBCC)
"Detecte o câncer de mama antes que ele ataque. Para saber como, insira e dê play". (Agência Publicis, Malásia)
"Perder um pode ser fácil assim". (Agência Jimenezbasic, Filipinas)
"Infelizmente não podemos testar tudo por você". (FV BBDO, Holanda, para a Mercedes-Benz)

Tem outras AQUI. No Brasil já temos programações em Bauru (SP) e em Campo Grande (MS).

E, pra quem não sabe ainda, outubro é o mês dedicado exclusivamente à prevenção do câncer de mama, no qual todas as mulheres entre 40 e 69 anos são estimuladas a fazer o exame mamográfico. O câncer de mama é o segundo com mais casos no Brasil, sendo superado somente pelo câncer de pele. Mesmo assim, muitas pessoas não tomam as devidas providências para fazer os exames regulares de prevenção da doença logo em seu início.

Faça a sua parte (e seus exames).

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O melhor do melhor no que faz

Mais um ano para o imortal herói, que anda passando por mais bocados. No último filme solo dele, sua imortalidade foi colocada em cheque. E parece que gostaram disso porque, não só descobriram como matá-lo (afogando, ora!), como resolveram tirar seu fator de cura para provar que ele é realmente o melhor no que faz independente de seus poderes.

E isso me fez pensar no quanto Wolverine já FOI realmente o melhor anti-herói que já foi escrito. Uma época em que o mistério rondava seu passado cheio de lavagens cerebrais e memórias implantadas. Qualquer nesga de informação dada era preciosa! Os segredos de Logan eram guardados a sete chaves na Marvel até que dois eventos mudaram tudo:

  1. Quando Magneto retirou o adamantium dos ossos de Wolverine e surgiram misteriosamente as garras de ossos (que só foram explicadas na série Origens, mas abriu um monte de buraco de continuidade e, inclusive, meio que eliminou a história Arma X).
  2. Quando a Feiticeira Escarlate surtou e criou um mundo governado por mutantes (na saga Dinastia M), mas Logan não foi afetado por isso e, ao fazer tudo voltar ao normal, acabou recuperando todas as suas memórias.

Ed. Panini, 2013 (156 páginas, capa dura, R$48)
OK... a história do herói precisa evoluir com o tempo, mas ao ler suas antigas histórias da década de 1990 sabemos quem realmente é o personagem. Por isso, Arma X é absolutamente FODA. É uma obra de teor psicológico que poucas vezes é visto nas histórias de super-heróis.

Escrita e desenhada por Barry Windsor-Smith (lançada originalmente em 1991, nas páginas de Marvel Comics Presents #72 a #84), é uma das mais clássicas envolvendo o personagem e definiu os conceitos nos quais diversos autores se basearam para desenvolver a vida de Wolverine. Nela se estabelece como Logan recebe o adamantium em seus ossos. Ele é sequestrado, desumanizado e despido até o seu âmago, reduzido a uma arma de destruição em massa. Os traumas se estabeleceram por anos (foram levemente mostrados - alterados - nos primeiros filmes dos X-Men e no primeiro dele).

Pra você ver a importância da história: a HQ já foi publicada três vezes no Brasil! (em formatinho pela Editora Abril, em 1992, na edição #35 da série Grandes Heróis Marvel; novamente pela Abril numa edição especial em formatinho, Wolverine Extra, em 1995; e em especial formato americano pela Panini Comics em 2003, com um confronto extra do herói com Lady Letal). E reza a lenda que haverá ainda uma nova publicação pela Editora Salvat!

PS.: Alguém duvida que tenho todas as publicações?