segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Fenômenos da ciência

Que a natureza é incrível todo mundo já sabe. Às vezes, quando o homem resolve interferir com fins de estudo, pode encontrar coisas incríveis. Vejam alguns exemplos:

Levitação quântica
Um pouco menos de metade dos metais conhecidos têm uma espécie de “temperatura de transição”, ou seja, uma vez que eles são resfriados abaixo dessa temperatura, tornam-se supercondutores, conduzindo eletricidade com resistência zero. Quando supercondutores estão perto de um campo magnético fraco, eles criam uma superfície de corrente elétrica que repele as ondas do campo magnético e, quando isso acontece, as ondas do campo magnético prendem o supercondutor no ar!



Bolinhas de Newton
Pegue um longo cordão de contas de metal e um pote. Depois, jogue uma ponta do cordão para fora do jarro e veja-o se parecer com uma fonte de pequenas bolinhas de metal. O que acontece é pura ação da gravidade sobre os elementos.


Esculturas de ferrofluido
Ferrofluido é um óleo com partículas magnéticas suspensas. Quando ele é colocado perto de um grande ímã, forma picos e vales, resultantes da tentativa de suas partículas de se alinharem ao campo magnético do ímã. Os picos se formam onde o campo é mais forte. Esse efeito é chamado de “campo normal de instabilidade”.



Gelo incandescente
O processo de aquecimento por indução é feito por meio de uma corrente de alta frequência que aquece o cubo de gelo com uma intensidade absurda. O gelo não derrete porque a matéria só aceita – ou emite – energia em pacotes discretos de energia. Então, quando a energia vem extremamente forte, ela – no caso, o gelo – precisa de um tempo para absorver toda a força, e, assim, não derrete imediatamente.


Azul instantâneo
Se seu queixo não caiu até agora, se prepare que agora vai. Porque você está prestes a ver uma das reações químicas visualmente mais impressionantes de todos os tempos: a . Como o vídeo mostra, fazer a demonstração é bem simples. Primeiro você deve dissolver uma bola de amido em 3/4 de copo de água. Depois, coloque no mesmo recipiente 1/2 colher de chá de sulfito de sódio. Pegue outro recipiente, coloque mais 3/4 de copo de água e dissolva 1/4 de colher de chá de iodato de sódio. Misture os líquidos e veja o líquido mudar de translúcido para azul escuro em um piscar de olhos! É a Reação de Briggs-Rauscher.


Chuveiro espiral
Ondas sonoras são capazes de vibrar outros objetos com sua frequência. Ao fazer uma mangueira de água vibrar 24 vezes por segundo, temos um resultado incrível.


Queda lenta
Quando você joga um ímã através de um tubo de cobre, ele perde velocidade e atravessa o tubo em câmera lenta, porque o cobre interfere no campo magnético do ímã.



Serpente do Faraó
Quando o mercúrio (II) começa a queimar, temos o fenômeno altamente tóxico e sinistro apelidado de Serpente de Faraó.



Bizarros, não?

Nenhum comentário: