Depois de transformar seu clássico vermelho em azul para Parintins, em prata e ouro para o Daft Punk e até mesmo tirá-lo em uma ação ecológica, a Coca-Cola anunciou que pela primeira vez em sua história usará o branco como principal cor de suas embalagens em lata!
A causa? Enfatizar a necessidade de proteção aos ursos polares, mascote da companhia desde 1922. Toda lata branca conterá um código para que o consumidor, caso deseje, efetue uma doação voluntária de U$1. A empresa fez uma doação inicial de US$ 2 milhões a World Wide Fund (WWF) – a maior organização independente de proteção à natureza – e pode entregar até mais U$ 1 milhão à entidade, dependendo do sucesso das doações dos consumidores.
Infelizmente, a novidade vale apenas para os Estados Unidos e o Canadá entre os meses de novembro e fevereiro. Claro que também tem uma razão comercial: alavancar às vendas no período de outono e inverno. Mas vai dizer que você não quer comprar várias pra colecionar e ajudar os ursinhos fofinhos?
PS.: Só pra deixar bem claro que, apesar de ser fã dessas iniciativas, sei que isso é uma grande máscara das grandes empresas. Investir em ações ecológicas/sustentáveis é importantíssimo. No entanto, é preciso fazê-lo por livre e espontânea vontade e não para desviar a atenção da poluição que a própria companhia gera.