terça-feira, 15 de janeiro de 2013

V

Segundo Manuel Bandeira, o fragmento de Violões que Choram, de Cruz e Souza, é o mais longo exemplo de aliteração da Língua Portuguesa:
Vozes veladas veludosas vozes,
Volúpia dos vilões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.
A repetição dos Vs tem o objetivo de sugerir o sussurro do vento. E pra quem não sabe, aliteração é uma figura de linguagem que consiste em repetir sons consonantais idênticos ou semelhantes em um verso ou em uma frase.

Mas o V do título não era pra dar aula de português, não... Eu queria era registrar os CINCO ANOS desse blog aqui! Acreditam? Cinco anos!

E, até quando der, estarei por aqui!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Impressões

Ontem terminou a grande exposição Impressionismo: Paris e a modernidade no Centro Cultural do Banco do Brasil. Com filas intermináveis diariamente - inclusive nas madrugadas de viradão cultural - acredita-se que mais de 500 mil foram ver as 85 obras no Rio de Janeiro (especula-se 320 mil em São Paulo). Já tem algum tempo que eu visitei, mas só agora estou escrevendo porque queria amadurecer algumas coisas.

Le joueur de fifre (1866)
A exposição trouxe pela primeira vez ao Brasil uma seleção do acervo do Museu d’Orsay. Para se ter uma ideia do tamanho da empreitada, o projeto começou há dois anos, custou R$ 11 milhões, foi anunciado como o maior da história do CCBB e envolveu requintes — além de cuidados cirúrgicos com temperatura, iluminação e manuseio (foi necessária a construção de uma reserva técnica refrigerada para conter o acervo) — como o transporte das telas em dias (e voos) diferentes, para minimizar o risco de perda, caso algo desse errado na operação de logística, cujos detalhes foram mantidos em sigilo.

A mostra foi dividida em seis módulos temáticos que apresentaram as obras de Camille Pissaro, Claude Monet, Edgar Degas, Édouard Manet, Henri Toulosse-Lautrec, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Vincent Van Gogh, entre outros mestres.

Na segunda sala, estava O tocador de pífaro, de Manet, que se tornou a imagem da exposição. O quadro foi rejeitado pelo Salão de Artes de Paris em sua época — quando foi defendido pelo escritor francês Émile Zola — e hoje é destacado pelo presidente do Museu d’Orsay como um dos maiores patrimônios da França. Na rotunda do CCBB, foram instalados quatro grandes painéis com cenários parisienses para que os visitantes se fotografassem nas locações francesas.

Femme au boa noir (1892)
Para aqueles que gostam de arte, foi um prato mais do que cheio: é pensão completa! E pra quem conhece um pouco de Impressionismo, ver a técnica de cada um foi de um valor inestimável. Pinceladas únicas se tornaram obras de arte. Já não é de hoje que gosto desse "ismo" e essa exposição só me fez ter certeza disso. E também reafirmei meu gosto pelas obras de Lautrec: Mulher de boá preto, em papelão é lápis de cor, é de cair o queixo.

Sobre a exposição em si valem alguns comentários:
  • Era uma exposição bem grande. Não digo isso pelo número de obras, pois já houve exposições com um número bem maior; digo pela informação. Cada obra tinha uma legenda explicativa trilíngue! Pra mim isso é excelente de ser feito no Brasil. Somos país de (quase) aculturados e só "ver o quadro pra dizer que viu" não significa que você sabe alguma coisa. Oferecer algo mais ao público mesmo que nem todos se interessem é louvável.
  • A ambientação em si era simples, pois a importância está nas obras. Alguns bancos foram colocados em ótimas posições para apreciação. Concordo com tudo isso, mas ainda acho que merecia um pouquinho mais. Mas isso é coisa minha de designer que já trabalhou com isso. Estava ótimo.
  • Pra mim, as filas foram exageradas, por mais organizada que fosse. Brasileiro tem que aprender que fila não significa sucesso. Até entendo a necessidade de só entrarem grupos de 50 pessoas em cada vez, mas deveria ter sido um esquema "sai um, entra outro". Cada grupo que entrava acabava caminhando junto e as salas ficavam saturadas. Era só entrar e 50 pessoas ficavam paradas no painel com projeções. O "tocador" parecia a Monalisa! Soube de gente que fazia o inverso: entrava, ia pro final da sala e terminava no começo.
  • A exposição estava linda, as obras eram MARAVILHOSAS, coisa e tal... mas vamos ser sinceros? Não foram obras do primeiro escalão. Claro que você tinha uma ninféia de Monet e umas baliarinas de Degas, mas não eram os principais desses artistas. Repito o que disse sobre o país de aculturados, então, isso não importaria... mas acho que está na hora de sermos vistos como um público que quer sim consumir boa cultura.

No todo, a exposição mereceu um nota 9,5. Mas o público carioca mereceu nota 10. Compareceu, não chiou, lotou as madrugadas de "viradão impressionista", divulgou... Excelente! Só falta alguém enxergar que a gente não quer só comida / a gente quer comida, diversão e arte!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Resumão do Batman

Veja em três minutos um resumo da nova Trilogia do Batman, constituída por Christopher Nolan:



E aí a gente tem certeza que o segundo filme é disparado o melhor com um Heath "Coringa" Ledger (R.I.P.) inesquecível.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

As aventuras existenciais de Tim Maia

Uma bacana animação sobre algumas das várias loucuras do nosso Tim Maia:



Narração de Devendra Banhart, produção dos hoandeses da Superheroes Amsterdam e da Shop Around, com ilustrações de Momo e Sprits. Valorização da cultura nacional no exterior!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Fechando com bola de ouro


O ano de 2012 foi abençoado para Lionel Messi. Além de todos os recordes batidos dentro de campo que já falei por aqui e do nascimento de seu primeiro filho em novembro, hoje ele foi consagrado o melhor jogador do mundo no ano passado, levando a Bola de Ouro da Fifa. Sendo que isso significa a quebra de mais um recorde: o primeiro jogador a receber o prêmio por quatro vezes consecutivas!

Indiscutível.

[ATUALIZANDO] Messi pode quebrar uma dezena de recordes agora em 2013:
  1. Maior artilheiro da história do Barcelona (superando os 369 gols de Paulino Alcantara; ele tem 311).
  2. Maior artilheiro de um clube espanhol em jogos oficiais (superando os 333 gols de Telmo Zarra; ele já tem 289).
  3. Maior artilheiro da seleção argentina (superando os 56 gols de Batistuta; ele tem 31).
  4. Maior artilheiro em Eliminatórias para a Copa (superando os 12 de Zamorano; ele já tem 7).
  5. Maior artilheiro da seleção argentina em Eliminatórias para a Copa (superando os 19 de Batistuta; ele já tem 11).
  6. Maior artilheiro da Liga dos Campeões (superando os 71 gols de Raúl; ele tem 56).
  7. Maior artilheiro do superclássico contra o Real Madrid (superando os 17 gols de Di Stéfano, ele já tem 16).
  8. Maior artilheiro do Campeonato Espanhol (superando os 251 gols de Telmo Zarra; ele já tem 196).
  9. Maior jogador argentino em número de títulos seja em seleção ou em clubes (superando os 23 títulos de Cambiasso; ele já tem 21).
  10. Conquistar a Chuteira de Ouro da UEFA pela terceira vez.
Agora sim... indiscutível.