terça-feira, 19 de agosto de 2008

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segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Medalhas olímpicas

Já que o Brasil verá pouquíssimas medalhas esse ano, resolvi mostrar a todos o prêmio máximo dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Na frente, achei interessante o uso de jade para dar um diferencial, de material característico da China. Na parte de trás, a imagem em relevo de Niké, a deusa grega da vitória.

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OLYMPIC MEDALS
Those are the Olympic medals. I thought it was interesting that they used jade to give a chinese characteristic to the medals. The Greek goddess of victory Niké is on the back.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Marcas olímpicas

Não... não vou falar de estatísticas ou recordes... vou falar de marcas, logos, "brands". Acho interessante registrar essas criações. Se algúem tiver informações sobre os autores ou explicações melhores, escrevam!

Os jogos começaram em 1896, mas vou começar por 1932, pois antes disso encontrei imagens e cartazes que não funcionavam como marca, mas como imagem geral. Vejam AQUI.

A heráldica americana com os anéis e inscrições em latim são a base da marca dos Jogos Olímpicos em Los Angeles (1932). Ainda tem um galho de louro (eu acho). É uma marca meio complicada... muita coisa junta e sobreposta.

Esse sino com a águia alemã é simples demais para as Olimpíadas em Berlin de 1936. Quase caseiro. Não sei o que significa o sino. E a distância entre os anéis foi modificada de forma errônea. Fraco. Mas as guerras já estavam por aí.

Os Jogos Olímpicos de Londres colocaram o Big Ben como imagem icônica. É uma saída cliché... e foi repetida... Mas foi nessa Olimpíada que foram usados pela primeira vez os pictogramas para cada modalidade.

Um prédio famoso da capital sueca foi utilizado para a marca dos jogos de Helsink em 52. Não sei que prédio é. Está mais pra selo do que propriamente uma marca.

Primeira olimpíada no continente da Oceania. Aparece a tocha e toda a Austrália é representada. Os anéis também estão com suas distâncias modificadas.

Em 1960, ao invés da arquitetura, Roma utilizou um símbolo da cidade mesclado aos anéis: a loba de Roma. Boa apropriação, mas acho que ficou preguiçoso. Só colocar a loba é pouca criatividade. Encontrei versões mais interessante no site que postei lá em cima.

Símbolo do país. Por mais conciso, coerente, gráfico e simples que seja... foi preguiça olímpica.

Achei muito doida essa ilusão de ótica que fizeram para a marca dos Jogos Olímpicos no México, em 1968. A brincadeira ótica ainda mescla de maneira interessantísima o 68 e os anéis olímpicos.

Gostaram da ilusão de ótica para as Olimpíadas de Munique, em 72. É o "Sol Brilhante". Aparecia em azul. O objetivo era apresentar uma nova Alemanha democrática e otimista (pós-guerra). O designer Oil Atcher desenhou os pictogramas mais famosos de todos os tempos para esses jogos.

Essa é de Montreal em 76. Gostei. Boa forma de diferenciar os anéis de forma simples e geométrica. Dá para fazer várias aplicações.

As linhas de 68 reapareceram na marca dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980. O "foguete" é legal... simples e geométrico, mas faltou uma mescla interessante com os anéis.

Não dava pra esperar algo sensacional dos EUA, né? Parece que ficaram com inveja da URSS: traços formando as estrelas americanas e a mesma falta de criatividade com os anéis para as Olimpíadas de Los Angeles em 84. Será que eles acham que ficou melhor do que a soviética? Eu não acho...

Uma espiral em cores primárias para as Olimpíadas de Seul, em 1988? Entendeu? Nem eu... mas essas cores primárias viraram moda depois... E a falta de criatividade com os anéis também...

Acho que a marca de Barcelona em 1992 é formada por pinceladas (nas cores primárias) que formam um atleta saltando. É uma das mais lembradas e copiadas. Devem ter feito uma bela estratégia de divulgação na época.

Ok, ok... me rendo. Os EUA conseguiram fazer algo legal para os jogos de Atlanta, em 1996. Os anéis fazendo parte da tocha são uma boa sacada. E é claro que tinha que ter estrelinhas americanas, mas até que ficaram legais como chama olímpica. Só não entendi o "100" que aparece na base da tocha...

Não falei que a marca de Barcelona tinha sido copiada? Ao invés das pinceladas espanholas, bumerangues formando um corredor e a cúpula da Ópera de Sydney (em cores primárias!!!) como um desenho aborígene... Criatividade ZERO do "proeminente artista australiano" Ken Done!

Em 2004, as Olimpíadas voltaram para casa... você não esperaria algo melhor como marca? A iconografia grega é tão vasta que achei essa marca bem sem graça. Pelo que entendi, a marca é uma coroa de louros (que era o antigo prêmio dos jogos clássicos, e não as medalhas) com bolinhas soltas que representam cabeças... pois é... você tem que enxergar pessoas de mãos dadas tentando formar um círculo de solidariedade... E os anéis? NADA!

Todo mundo já viu a piada de construção dessa marca:um homem sendo fuzilada pelos militares chineses. E parece mesmo! O site oficial tem uma explicação enorme para o que eles chamam de "Selo chinês, Pequim dançante" que, simplificando, é um ideograma estilizado de "capital". Pra mim é mais uma falta de criatividade: uma figura humana imitando a caligrafia chinesa, o nome da cidade com uma letrinha estilizada e os anéis soltos. Igual a Barcelona e Sydney, mas não usaram as três cores fundamentais porque tudo na China tem que ser vermelho...

E aí virá Londres... as próximas Olimpíadas terão essa marca... alguém entendeu? Vocês conseguem ver o 2012? Pra mim, ficou meio punk com essa cores vibrantes e vértices agudos. E foi uma super agência de design que fez por muito dinheiro. A idéia é de energia... de criar o espírito olímpico esportivo nos jovens. Bom... pode estar feio, esquisito ou qualquer outra coisa, mas fizeram um programa de identidade flexível, consistente e protegido que vale a pena conferir.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O desespero de acordar pode ser pior!

Pausa olímpica...
Algum de vocês precisa de dois despertadores pra poder acordar ou então os "cinco minutinhos" viram meia-hora (assim como eu)? Pois é... então vocês vão adorar (ou se desesperar) com o novo despertador.

Essa "obra-prima" funciona da seguinte forma: em seu topo, ficam três peças de quebra-cabeça que saltam do despertador quando o alarme toca. E o maldito alarme só desliga quando você conseguir remontar o quebra-cabeça! Isso se você encontrar as pecinhas que pularam! Não tenho a menor dúvida que eu iria quebrá-lo no primeiro dia!

Acharam a idéia tão surreal que ninguém iria comprar? Esse maldito despertador está esgotado! E custa 97 dóláres! E toda aquela história de ser necessária uma boa noite de sono? Eu hein...

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THE DESPERATION OF WAKE UP COULD BE WORSE!
I usually need two alarm-clocks to wake up. You too? Well our problems are finishing (or beginning): some crazy person create the puzzle-alarm-clock. It wakes you up by firing four puzzle pieces up in the air, and then it is your task to get the pieces and put them back in the alarm clock. It won't turn off until then. OH MY GOD! I'm sure that I would break it at the first time! And this crazy gadget is sold out!!!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Essa é a perfeição chinesa?

É minha gente... acabo de ler no Globo.com, que aquela garotinha bonitinha que cantou uma música em homenagem à nação chinesa estava no playback. Esse não é o problema... o problema é que foi divulgado que a menina era a verdadeira cantora. Sabem por quê? Porque a cantora real era FEIA! Acreditam? E a justificativa do diretor musical do evento é: a cantora (Yang Peiyi) era a voz perfeita e a modelinho (Lin Miaoke) era a beleza perfeita e era essa imagem que eles precisavam passar. E TODA A EQUIPE CONCORDOU!

Na minha opinião, com essa notícia passaram a pior imagem de todas. Vejam as duas:

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IS THAT THE CHINESE PERFECTION?
I read that the cute little girl that sang in Olympic Games opening were not the real singer. The music director said that the real singer was too ugly!!! They want to pass the image of a perfect China and then they used a model to show beauty with a perfect voice. In my opinion, the China image is the worst ever!