sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Coca-Cola é isso aí!

Ano passado falei sobre a Coca-Cola azul, uma mudança que a empresa estava fazendo para investir em um determinado público. Com isso, quis mostrar que as identidades visuais hoje em dia devem ser repensadas constantemente ao invés de seguirem os paradigmas fixos criados no século passado. E não é que a Coca-Cola continua fazendo isso, provando que realmente está bem a frente de seus concorrentes?

O escritório de design Ryan Harc (dos coreanos Ryan Yoon e Harc Lee) desenvolveu a proposta Coke Colourless em tempos do blá-blá sobre sustentabilidade e ecodesign. Uma lata sem cores (somente com relevos) economizaria na produção e na reciclagem, sem perder na beleza do produto. Se realmente preservar o planeta poderia ser uma medida PROMOCIONAL interessante, já que a Coca-Cola JAMAIS abandonará suas cores por completo. A Coca-Cola Light (prateada) e Coca-Cola Zero (preta) mantém ao menos a tipologia da marca em vermelho.Durante o Fashion Rio, agora em janeiro, a Coca-Cola Company do Brasil (braço nacional da empresa) irá lançar um novo produto com ares de inovação e evolução do mercado de refrigerantes: a Coca-Cola Light Plus. Ela terá três grandes novidades: sua composição química, o formato sleek (fino e longo com 310ml, semelhante aos energéticos) e a inserção de azul na lata prateada. Com identidade visual do escritório Ana Couto Branding Design, a lata recebeu um PLUS em azul e uma faixa da mesma cor com os dizeres "Aproveite o que você gosta. Hoje e sempre". Mas a grande evolução está no fato do produto ser vitaminado (fonte de vitaminas B3, B6 e B12 e dos minerais magnésio e zinco) e talvez, por essa razão, tenha sido alterado o formato da lata. O blog Design Informa tem mais informações sobre esse lançamento.

Não tomo refrigerantes, mas a Coca-Cola merece aplausos.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ano de Copa!

De quatro em quatro anos, o mundo fica melhor... tem COPA DO MUNDO! E esse ano tem! Um mês inteiro com as seleções do mundo disputando a taça! Por isso, resolvi postar os 16 cartazes criados por celebridade internacionais, como Marlene Dumas, William Kentridge e Romero Britto, para o Official Art Poster Edition da Fifa. Cliquem para aumentar e curtam (ignorando o specimen que aparece escrito):



Estão a venda, mas são caríssimos.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Viajando na reforma ortográfica...

Continuo perdido na reforma ortográfica, mas sempre me perguntei sobre a nossa amada língua pátria. Pra enrolar mais ainda, queria divulgar a teoria de que todas as palavras terminadas em US precedido por consoante deveriam ter plural com I, assim como CAMPUS tem o plural CAMPI. Dessa forma, teríamos:
  • um ÔNIBUS = dois ÔNIBI
  • um ÔNUS = dois ÔNI
  • um TÔNUS = dois TÔNI
  • um BÔNUS = dois BÔNI (dá-lhe BBB!)
  • um ÂNUS = dois ÂNI
  • um PUS = dois PI (= 3,14...)
  • um OBUS = dois OBI (wan kenobi)
  • uma LÓTUS = duas LÓTI
  • um VÍRUS = dois VÍRI
  • fazer JUS = fazer JI
E por aí vai! Mas se querem a explicação de porque não é assim, cliquem aqui ou aqui pra entender de latim.

Cartazes sonoros

Ainda na minha luta pelo uso consciente do cartaz, achei esses incríveis cartazes feitos pela DM9DDB para a divulgação da produtora de sons Saxsofunny. Vejam o vídeo:







Bom demais!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Calendários para 2010

Vamos inovar nos calendários para este ano?
Com essa camisa, você vai marcando os dias que você a usou. Curti! (veio do Objetos de Desejo e pode ser comprada aqui)

E que tal esse com plástico-bolha, para ir estourando os dias? O problema seria querer estourar vários dias de uma vez! (veio do EuQueru e pode ser comprado aqui)