terça-feira, 26 de outubro de 2010

Filatelia natalina

É... não tem jeito... o Natal começa dois meses antes da data real por causa das Lojas Americanas.

Mas esse post é pra falar de mais um empreitada do meu amigo Fabio Lopez. Em junho deste ano, ele participou de uma concorrência dos Correios para a criação de um bloco de selo natalinos... e ganhou! Vejam o resultado e a explicação:


O bloco mostra José e Maria reunidos em torno do menino Jesus de onde emanam raios de luz, representando o carinho e o amor familiar. Acima deles, um anjo voa trazendo consigo a estrela de Belém pendurada numa varinha. Flores e estrelas completam o cenário da noite de Natal.

As cores predominantes do bloco remetem a bandeira do Brasil: uma grande área de azul e verde, e detalhes em amarelo e branco. Essas cores apresentam tonalidades relativamente próximas, servindo para destacar os personagens e o colorido desse encontro.

Quase todos os elementos no bloco estão posicionados de forma a convergir o olhar para o acontecimento central retratado: os círculos de cor, as faixas de luz, a nuvem, as pombas e as flores dispostas simetricamente. A disposição de todos esses elementos periféricos ajuda a integrar os personagens em torno de um pequeno coração, representando o amor como o alicerce da união familiar.

O bloco foi criado com técnicas mistas de ilustração vetorial. Os recursos de volume e sombra destacam os elementos do fundo como se estivéssemos diante de uma colagem digital. A forma de representação dos elementos criados para a ilustração segue um princípio de simplificação: recurso que facilita a criação de um desenho adequado a escala do impresso. Quando o selo é destacado do bloco (ainda que isso não seja usual) a imagem principal se mantém em destaque, e as proporções continuam adequadas para essa nova dimensão.

Foi feita um tiragem de 150 mil cópias, através de um processo de impressão offset em couché gomado com fosforescência.
Como eu sempre digo, a diferença de um designer está na argumentação. Percebam que nada é gratuito ou decidido por gosto pessoal. E isso tem valor. O trabalho fica melhor, tem peso, consistência.

E tem mais: o interesse do Fabio por selos vem da infância, mas o interesse adolescente se perdeu em meio a outros até retornar no mestrado "sob o disfarce do design gráfico", como ele mesmo diz. Deslumbrado com o que encontrou - principalmente no design holandês -, começou o blog design e filatelia, escreveu um artigo na Revista Tupigrafia e ministrou uma palestra na ESDI que o levou a novos rumos e à concorrência aqui postada.

Isso mostra que gostar do que se faz é definitivamente o diferencial. É o que te leva a buscar mais e mais e mais. Uma lição do Fabio.

domingo, 24 de outubro de 2010

E ela escalou!


E Luisa escalou gente! Deu uma merda do cacete, mas ela foi! Eu vi no Odeon (por isso as fotos horríveis!)! E vocês vão ver quando?

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Totalmente foto-GRÁFICO!

O fótografo ítalo-suíço Patrizio di Renzo é o responsável pelo conceito, grafismos, pintura e direção de arte deste ensaio fotográfico da coleção 2009 de jóias da designer Majo Fruithof.


Pra mim, de uma beleza ímpar!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Arma branca, enfim!

Eu sempre disse que os guarda-chuvas eram armas brancas à solta nas ruas, não disse? Pois, então, os japoneses concordam comigo: é o Samurai Umbrella!


O que mais dizer?

Arte contra o tédio

Em um final de semana tomado pela preguiça (e pela alergia), só a arte poderia me salvar...

ISLÃ
A exposição Islã no CCBB precisa ser visitada, principalmente para reduzir preconceitos e apresentar uma cultura riquíssima de rara beleza. São mais de 300 obras em uma cenografia bem trabalhada (destaque para as vitrines em estrela, os painéis inclinados e as cores e adesivos nas paredes) que contam a história, a religião e a arte da cultura islâmica em 14 séculos! O CCBB botou uma fonte no pátio de sua clarabóia e a entrada do auditório ganhou cenografia árabe também. Atentem para as filigranas, os detalhes que aparecem em TUDO! A área de caligrafia é um show a parte com destaque para a brincadeira no título da exposição, assim como o estudo geométrico que mostra a intencionalidade dos desenhos (meu lado designer explica esse comentário).

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos". (Texto de Moafak Dib Helaihel em estilo diwani jali. Séc. XXI, Líbano. Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes / BibliASPA). Bonito, não?

É um exposição grande, quase didática, densa de informações no início. As ressalvas vão para as legendas em adesivo metalizado que refletem a luz e dificultam MUITO a leitura, o aproveitamento de alguns espaços em nome da cenografia e o som ambiente da última sala que deveria estar em toda a exposição. A mostra vai até 25 de dezembro e é GRATUITA, portanto, não tem porquê não ir.

KEITH HARING - SELECTION WORKS
Desde que soube que essa exposição viria para cá, eu me agendei. A mostra traz mais de 90 obras para celebrar a vida desse artista engajado com as causas sociais. Keith buscou uma arte verdadeiramente coletiva, inspirada no graffiti para criar obras de linhas grossas, cores vibrantes e figuras características que se tornaram uma linguagem visual do século XX. Pop Art pura!

Muito interessante a última sala da exposição, do Arquivo Pessoal. Além de dois vídeos, vemos fotos e produtos de Keith, com destaque para sua relação com o Brasil em polaróides e uma divertidíssima carta. Fica até 28 de novembro na Caixa Cultural e também é GRATUITA!


Faço um comentário aqui: ao lado de Keith, a Caixa Cultural colocou uma mostra de xilogravuras de Márcio Pannunzio. O contraste é absurdo! Keith tem uma obra vibrante, colorida, aberta. Márcio faz um trabalho monocromático de preto, pesado, erótico, confuso. Por isso, sugiro que você veja as xilogravuras primeiro. Você vai se sentir outra pessoa ao entrar no mundo de Keith.

ARQUIVO GERAL
A mostra Arquivo Geral foi criada para aproveitar a ferveção artística gerada pela Bienal Internacional de Artes em São Paulo. Onze galerias liberaram obras de mais de 70 artistas para várias mostras no Centro do Rio de Janeiro - capitaneado pelo Centro Cultural da Justiça Federal -, com o objetivo de colocar a cidade no circuito mundial das artes.

Fui em dois lugares que não conhecia: o Centro Municipal de Artes Helio Oiticica e (pasmem!) o Centro Carioca de Design, ambos nos arredores da Praça Tiradentes. Gostei bastante dos espaços e vi muita coisa interessante na difícil arte contemporânea:

Holothuria, de Alessandra Vaghi (2010).

Caixa Árvore e Caixa Escada, de José Bento (2009).

Uns trocados, de Rodrigo Torres (2010)

Repito, então: só a arte salva!