segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Arte contra o tédio

Em um final de semana tomado pela preguiça (e pela alergia), só a arte poderia me salvar...

ISLÃ
A exposição Islã no CCBB precisa ser visitada, principalmente para reduzir preconceitos e apresentar uma cultura riquíssima de rara beleza. São mais de 300 obras em uma cenografia bem trabalhada (destaque para as vitrines em estrela, os painéis inclinados e as cores e adesivos nas paredes) que contam a história, a religião e a arte da cultura islâmica em 14 séculos! O CCBB botou uma fonte no pátio de sua clarabóia e a entrada do auditório ganhou cenografia árabe também. Atentem para as filigranas, os detalhes que aparecem em TUDO! A área de caligrafia é um show a parte com destaque para a brincadeira no título da exposição, assim como o estudo geométrico que mostra a intencionalidade dos desenhos (meu lado designer explica esse comentário).

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos". (Texto de Moafak Dib Helaihel em estilo diwani jali. Séc. XXI, Líbano. Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes / BibliASPA). Bonito, não?

É um exposição grande, quase didática, densa de informações no início. As ressalvas vão para as legendas em adesivo metalizado que refletem a luz e dificultam MUITO a leitura, o aproveitamento de alguns espaços em nome da cenografia e o som ambiente da última sala que deveria estar em toda a exposição. A mostra vai até 25 de dezembro e é GRATUITA, portanto, não tem porquê não ir.

KEITH HARING - SELECTION WORKS
Desde que soube que essa exposição viria para cá, eu me agendei. A mostra traz mais de 90 obras para celebrar a vida desse artista engajado com as causas sociais. Keith buscou uma arte verdadeiramente coletiva, inspirada no graffiti para criar obras de linhas grossas, cores vibrantes e figuras características que se tornaram uma linguagem visual do século XX. Pop Art pura!

Muito interessante a última sala da exposição, do Arquivo Pessoal. Além de dois vídeos, vemos fotos e produtos de Keith, com destaque para sua relação com o Brasil em polaróides e uma divertidíssima carta. Fica até 28 de novembro na Caixa Cultural e também é GRATUITA!


Faço um comentário aqui: ao lado de Keith, a Caixa Cultural colocou uma mostra de xilogravuras de Márcio Pannunzio. O contraste é absurdo! Keith tem uma obra vibrante, colorida, aberta. Márcio faz um trabalho monocromático de preto, pesado, erótico, confuso. Por isso, sugiro que você veja as xilogravuras primeiro. Você vai se sentir outra pessoa ao entrar no mundo de Keith.

ARQUIVO GERAL
A mostra Arquivo Geral foi criada para aproveitar a ferveção artística gerada pela Bienal Internacional de Artes em São Paulo. Onze galerias liberaram obras de mais de 70 artistas para várias mostras no Centro do Rio de Janeiro - capitaneado pelo Centro Cultural da Justiça Federal -, com o objetivo de colocar a cidade no circuito mundial das artes.

Fui em dois lugares que não conhecia: o Centro Municipal de Artes Helio Oiticica e (pasmem!) o Centro Carioca de Design, ambos nos arredores da Praça Tiradentes. Gostei bastante dos espaços e vi muita coisa interessante na difícil arte contemporânea:

Holothuria, de Alessandra Vaghi (2010).

Caixa Árvore e Caixa Escada, de José Bento (2009).

Uns trocados, de Rodrigo Torres (2010)

Repito, então: só a arte salva!

Nenhum comentário: