quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A lenda dos guardiões

Estava sentindo falta de ir ao cinema. Mas, por causa do alto preço, só tenho ido ver filmes que valham a pena ser vistos no cinema, ou seja, que a imagem e o som sejam preponderantes para o sucesso do filme. Por isso, filmes de comédia, drama e romance ficaram para TV. Filmes de ação, ficção, fantasia e animações ficam pra telona.

Sendo assim, fui ver A Lenda dos Guardiões (Legend of the guardians - The owls of Ga'Hoole, 2010). O filme segue todas as regras mitológicas de uma aventura fantasiosa a la Joseph Campbell: arquétipos clássicos, jornada do herói que começa com uma ruptura e por aí vai, o vilão, o herói. Mas não achei um filme infantil não... afinal, existe bastante violência entre as aves, com direito a crianças (filhotes) em situações de torturas, seqüestro, lavagem cerebral, recrutamente à guerra e treinamento de combate. A sinopse diz:
Soren (Jim Sturgess) é uma corujinha que passou toda sua vida idolatrando os Guardiões de Ga´Hoole, mítico grupo de corujas guerreiras que venceram uma grande ameaça. Kludd (Ryan Kwanten) é o invejoso e ciumento irmão de Soren, que não acredita nas lendas e vive tentando atrair a atenção de seus pais a qualquer custo. Enquanto treinam seu vôo, ambos acabam capturados pelos Puros, um grupo de elite de corujas que pretende dominar toda a espécie. Enquanto Kludd é seduzido pelo poder dos Puros, Soren encontra alguns aliados para buscar a ajuda dos Guardiões e salvar o futuro das corujas.


Por ser um filme de vôo, vale a pena ser visto em 3D. Mas independente desses efeitos visuais, o filme é belo. Cenas e mais cenas que deveriam ganhar um prêmio de fotografia, se não fossem criadas por computador. Os animais estão muito bem feitos com um nível de realidade nas texturas impressionante. Por ser do mesmo estúdio do Happy Feet (Happy Feet, 2006) em vários momentos me lembrava desse bom filme. O diretor Zack Snyder mostrou que sua marca é usar câmeras em slow motion máximo - que ele usou em 300 (2006) e Watchmen (2009). Vale ver no cinema. E em 3D.




PS.: Destaco aqui o excelente curta de animação com Papa-Léguas e Coiote em 3D que vem antes do filme. Viva a evolução tecnológica!

Nenhum comentário: