quarta-feira, 8 de junho de 2011

Genial manual de marca pessoal

O designer australiano Christopher Doyle fez em 2008 um manual de sua própria marca bem completo, utilizando algumas diretrizes de um projeto gráfico... Só que a marca dele é ele mesmo!

Demente e engraçado, Christopher chegou a enviar esse projeto para tentar um prêmio na Associação Australiana de Designers! Tem introdução, identidade, paletas de cores, artifícios gráficos, espaço em branco, tamanho mínimo, voz, orientação, sustentabilidade e a melhor parte: os usos incorretos. Clique no link e divirta-se!

Excelente piada interna - e um manual mesmo!

Christopher trabalha na agência australiana Moon Group e não abandonou seu jeitão irônico. Leia aqui a entrevista dele (em inglês) sobre esse projeto e dêem uma olhadela no trabalho que ele fez em 2010 para suas resoluções de ano novo:


Genial, não?

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mas fique na dúvida...

Depois do post "Acredite" de ontem com a imagem believe in yourself...


E agora? É praticamente um "ser ou não ser, eis a questão", de Shakespeare!

domingo, 5 de junho de 2011

Acredite

Do I can read.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cartazes pictográficos

Um pictograma (ou pictógrafo) é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos. Tem suas origens na antiga escrita cuneiforme e nos hieróglifos, mas foi na modernidade que se revelou um sistema de representação internacional, principalmente depois de Otto Neurath. Otto foi um filósofo austríaco que acabou se tornando um dos pais do designer gráfico moderno ao propor para sua equipe a criação de um sistema de imagens para comunicar informação de forma simples, valorizando a linguagem não-verbal. Os pictogramas da Olimpíadas de 1972 são um dos expoentes mundiais dessa linguagem gráfica (veja uma imagem AQUI).

O designer sueco Viktor Hertz revela seu amor pelo cinema e por pictogramas com esta série de cartazes de cinema intencionalmente minimalista.


A princípio essa é só uma primeira série, mas o autor diz que um projeto em andamento. Não acho todas as soluções bem resolvidas, mas destaco os cartazes para Waterworld, Irreversível (com a segunda cena mais chocante do filme), Tron (bicicletinhas olímpicas!), Amor sem escalas (Up in the Air), Psicose e Bebê de Rosemary, além da água benta do Exorcista.

Quem se interessou pelos pictogramas, vá até o incrível site The Noun Project, que busca coletar, organizar e disponibilizar gratuitamente os símbolos que formam a linguagem visual mundial.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Inovando o xadrez

Primeiro, uma solução formal bem diferente: um xadrez "joão-bobo"!


No Wobble Chess Set criado pelo designer chinês Adin Mumma, as peças possuem as bases redondas e as casas também são abauladas. Mas não fique achando que vai ficar tudo balançando porque o peso é correto. Custa U$250.

E que tal essa ideia para três jogarem. É isso mesmo: TRÊS PESSOAS JOGANDO XADREZ!


O 3 Man Chess utiliza peças tradicionais com pequenas adaptações nas regras para o tabuleiro circular. Por exemplo, é possível dar cheque-mate em dois jogadores ao mesmo tempo. Mas é preciso ter bastante cuidado com a defesa porque as diagonais e as casas centrais podem surpreendê-lo. Custa só U$68!