Divulgo aqui o livro "Identidade" do sociólogo polonês Zygmunt Bauman (Jorge Zahar Ed., 2005), baseado em entrevistas feitas por Benedetto Vecchi.
Bauman é questionado sobre a formação da identidade e como ela se dá nos dias atuais. Ele desenvolveu ao longo de seus trabalhos o conceito de "líquido" para a humanidade atual, ou seja, as coisas estão num estado fluido de constante mudança e movimento.
Lembro-me daquele provérbio que dizia que um rio nunca é o mesmo. O mesmo vale para nós. A cada momento somos pessoas diferentes que desejam coisas diferentes em um mundo que oferece oportunidades de diferenças.
Em vários momentos, Bauman parece pessimista, mas, na verdade, ele está constatando a realidade em que vivemos hoje. Uma realidade onde não sabemos quem somos porque temos muitas "possibilidades de ser".
Acho válido todo mundo ler para entender o Hoje. É muito bom para que nós vejamos como se dão as relações do homem consigo mesmo, do homem com o outro e do homem com o mundo.
::
LIQUID IDENTITY
Everybody should read the book "Identity", by Zygmunt Bauman. It's a good book to understand how we relate with ourselves, with the others and with the world nowadays. Our identites are changing as the reality.
5 comentários:
Se lembrarmos que o velho Karl Marx, no século XIX, afirmou que "tudo que é sólido se desmancha no ar", faz o maior sentido usar o conceito de "líquido" para a sociedade atual, quando acompanhamos um processo de transformação vertiginoso.
O pensamento marxista aparece como um dos responsáveis pelo deslocamento do sujeito e a crise das identidades modernas. Inclusive, essa frase de Marx é citada no livro.
Concordo. Marx realmente se liga a crise de identidade moderna até porque, naquele instante da História, ele questionou os vaores e a forma de organizaçã do mundo em que vivia.
Hoje, distante no tempo, e abandonando muitos dos radicalismo do marxismo, ainda observamos que algumas de suas denúncias estão sem resolução.
thanks for this tips 2218153698
hi, good site very much appreciatted
Postar um comentário