terça-feira, 3 de junho de 2008

Identidade líquida

Divulgo aqui o livro "Identidade" do sociólogo polonês Zygmunt Bauman (Jorge Zahar Ed., 2005), baseado em entrevistas feitas por Benedetto Vecchi.

Bauman é questionado sobre a formação da identidade e como ela se dá nos dias atuais. Ele desenvolveu ao longo de seus trabalhos o conceito de "líquido" para a humanidade atual, ou seja, as coisas estão num estado fluido de constante mudança e movimento.

Lembro-me daquele provérbio que dizia que um rio nunca é o mesmo. O mesmo vale para nós. A cada momento somos pessoas diferentes que desejam coisas diferentes em um mundo que oferece oportunidades de diferenças.

Em vários momentos, Bauman parece pessimista, mas, na verdade, ele está constatando a realidade em que vivemos hoje. Uma realidade onde não sabemos quem somos porque temos muitas "possibilidades de ser".

Acho válido todo mundo ler para entender o Hoje. É muito bom para que nós vejamos como se dão as relações do homem consigo mesmo, do homem com o outro e do homem com o mundo.

::
LIQUID IDENTITY
Everybody should read the book "Identity", by Zygmunt Bauman. It's a good book to understand how we relate with ourselves, with the others and with the world nowadays. Our identites are changing as the reality.

5 comentários:

Anônimo disse...

Se lembrarmos que o velho Karl Marx, no século XIX, afirmou que "tudo que é sólido se desmancha no ar", faz o maior sentido usar o conceito de "líquido" para a sociedade atual, quando acompanhamos um processo de transformação vertiginoso.

fichagas disse...

O pensamento marxista aparece como um dos responsáveis pelo deslocamento do sujeito e a crise das identidades modernas. Inclusive, essa frase de Marx é citada no livro.

Anônimo disse...

Concordo. Marx realmente se liga a crise de identidade moderna até porque, naquele instante da História, ele questionou os vaores e a forma de organizaçã do mundo em que vivia.
Hoje, distante no tempo, e abandonando muitos dos radicalismo do marxismo, ainda observamos que algumas de suas denúncias estão sem resolução.

Anônimo disse...

thanks for this tips 2218153698

Anônimo disse...

hi, good site very much appreciatted