segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Internet Movie Poster Awards

No início do ano, o Internet Movie Poster Awards divulgou os melhores e os piores cartazes do cinema e da televisão em 2009. Vejam:

MELHOR CARTAZ DE CINEMA = O imaginário do Dr. Parnassus (concorreu com A Christimas Carol, 500 dias com ela, Exterminador do Futuro 4: A salvação e Up - Altas Aventuras). Venceu por ser belo e por permitir uma visualização única a cada encontro com a peça.

MELHOR TEASER DE CINEMA =
Up - Altas Aventuras (concorreu com Onde vivem os monstros, A verdade nua e crua, Um olhar do paraíso e Alvin os Esquilos 2). Venceu por ser uma imagem lindíssima que faz a gente se perguntar o que significa aquela casa voando com balões.

CARTAZ DE CINEMA MAIS ENGRAÇADO = The men who stare at goats (concorreu com O informante, It's complicated, Monstros vs. Alienígenas e Up - Altas Aventuras). A entrada do bode ao lado dos grandes atores foi o diferencial deste cartaz.

CARTAZ MAIS ATERRORIZANTE = O anticristo (concorreu com Alvin e os Esquilos 2, Pandorum, Jogos Mortais 6 e Exterminador do Futuro 4: A salvação). A versão australiana do cartaz é a campeã, ao colocar um casal que, para se beijar, fecha a tesoura enferrujada e ensanguentada.

MELHOR CARTAZ PARA BLOCKBUSTER = Up - Altas Aventuras (concorreu com Avatar, O lado cego, Se beber, não case e Era do Gelo 3). A versão final do cartaz mostra os personagens, dá uma idéia da trama e ainda mantém a curiosidade sobre o filme.

CARTAZ MAIS CORAJOSO = Amor sem escalas (concorreu com Presságio, Um olhar do paraíso, Star Trek e 2012). Por praticamente ignorar o ator principal eleito o "Homem mais sexy do mundo", esse cartaz ganhou o título.

MELHOR SET DE CARTAZES DE PERSONAGENS = Coraline (concorreu com Alvin e os Esquilos 2, O fantástico Sr. Raposo, Planeta 51, Star Trek e Watchmen). Os cartazes alfabéticos e criativos se destacam no meio dos clichés.

MELHOR CARTAZ DE TELEVISÃO = True Blood (concorreu com Mad Men, Lie to Me, House, entre outros). O sangue escorrendo que forma a silhueta dos rostos no momento da mordida foi sutil para a vitória.

PIOR CARTAZ DE CINEMA = Maluca Paixão (nem preciso dizer os concorrentes...). Muita gente, péssimos recortes, tipografia errada... e por aí vai!
O IMP é um grande acervo virtual de cartazes que todos os anos elege os melhores trabalhos da área, sendo considerado um misto de Oscar e Emmy das peças impressas (sem o glamour, é claro). Normalmente, os vitoriosos são os blockbusters, mas os filmes alternativos tem ganhado espaço pela liberdade de criação da peças. As empresas de animação também tem tido bastante destaque, como a Disney/Pixar. No site, tem mais algumas categorias (como melhor slogan de comédia, melhor slogan sério, cartaz em movimento etc.) e direções para comprar alguns deles.

E aí, concordam com os vencedores?

Um comentário:

Graça disse...

Em geral belas escolhas. "O Imaginário do Dr. Parnassus" é tudo de bom. Está entre os que eu acho que substituem muitos quadros.
O melhor teaser é lindo e faz justiça ao significado da palavra. Haja reflexão psicanalítica para interpretar a casa (que pode ser várias coisas)sendo levada para o ar por balões.
Entretanto,o ganhador do cartaz mais aterrorizante tem uma proposta inteligente mas aquele sangue escorrendo por trás da tesoura, ... sei não: ficou esquisito, meio escatológico.