sábado, 29 de agosto de 2015

Arte ao Lado: Letícia Vicentini

Doce, sorridente e delicada, Letícia Vicentini era aquela aluna fofa. Os professores sempre esperavam muito de seus resultados por sua dedicação e bom gosto. Já se via em alguns trabalhos o seu empenho e aquele brilho no olhar que aparece no momento de criação do artista. Mas preciso confessar: a escola não deixou ela dar vazão ao seu real talento. Posso dizer isso agora que comecei a ver o que ela desenvolve para a faculdade.

Desenho em aquarela, lápis de cor e nanquim para aula de ilustração de produto.
Exercício em grafite.

Mesmo estando voltada quase que exclusivamente para o curso de Desenho Industrial da PUC-Rio e para o estágio no IP Studio, Leticia está sempre tentando variar e aprender novas técnicas. Desenho, pintura, escultura, depende da técnica e do projeto, não sem antes fazer vários esboços e ver referências. Ela diz que vai modificando constantemente o trabalho até chegar em um esboço que considera “aceitavel”:
Me sinto “realizada” quando eu imagino algo e consigo passar o que eu imaginei para o trabalho, seja para o papel ou computador, ou o que for. Então, quanto mais técnicas eu souber, mas interessante serão os resultados imaginados.

Olha… isso deve ser difícil pacas pra ela, porque o perfeccionismo faz parte da pessoa. Repararam nas aspas que ela usa? Isso tem dois lados: o bom é a busca contante pelo melhor; o ruim é a insatisfação garantida, porque nunca vai estar no nível que realmente gostaríamos. Por isso, acho que, quando ela divulga os desenhos que faz por diversão, conseguimos ter um vislumbre da ponta do iceberg que é o potencial dessa menina.

Boca em lápis de cor.
Darth Vader em Bic.
Desenho em grafite.

E fico feliz em saber que Leticia faz os trabalhos da faculdade com gosto. Percebo pelas suas palavras que ela tem como objetivo abrir ainda mais seus horizontes criativos. Como fui seu orientador de Projeto Final do Curso de Comunicação Social do Instituto de Tecnologia ORT (jabááá!!!), me sinto como um dos responsáveis por tê-la colocado na frente de um possível caminho a seguir na vida.

Um comentário:

Graça disse...

Já que não tenho como contatar a jovem e talentosa Letícia Vicentini, gostaria que esse blog fosse o veículo para dizer-lhe da minha admiração pelo seu belíssimo trabalho. Letícia você É uma artista e certamente está perto o dia do amplo reconhecimento da sua arte. Parabéns e sucesso.