sexta-feira, 11 de julho de 2008

3 em 1

Todo mundo sempre desconfiou que o ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) era um bicho esquisito. Com esse nome, não podia ser diferente. Mas será que alguém sabia que estudos sobre o genoma do bichinho descobriram que ele é um réptil, um mamífero e uma ave ao mesmo tempo? Incrível! Vejam só:
  • São bichos altamente especializados, cujo bico de pato, pés palmados e cauda de castor são adaptações para a vida de caçadores de invertebrados aquáticos.
  • Como nada em águas muito barrentas na Austrália, a criatura desenvolveu uma espécie de "sexto sentido" elétrico, que lhe permite localizar suas presas em condições de visibilidade zero. E os genes associados ao sistema olfativo também surpreendem pela quantidade: é possível que ele consiga sentir cheiros debaixo d'água!
  • Os "ferrões" localizados nas esporas dos ornitorrincos produzem um veneno que utiliza a mesma "matéria-prima" dos venenos de répteis.
  • Embora não tenha mamilos e coloque ovos como as aves, o ornitorrinco produz um leite cuja composição nutritiva não fica nem um pouco atrás do leite humano ou de vaca.
Essa é a louca Mãe Natureza.

::
THREE IN ONE
Everyone knows that the platypus is an odd animal. But do you know that some DNA research discover that the platypus is a reptile, a mammal and a bird at the same time??? Look: it has a tip of a duck, has feet and tail of a beaver,
has spores with snake poison, has an "electric sixth sense" to help its hunt, can smell under water (!!!), has no nipples but produces milk and places eggs! That's our crazy Mother Nature!

Nenhum comentário: