quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Clube da Luta? Dawson's Creek? Nada disso... é o Calvin & Haroldo!

Agora é sério... pare tudo o que você está fazendo agora e compre um dos livros que a Editora Conrad está lançando com a coleção das tirinhas de Calvin & Haroldo. É absolutamente sensacional! Eu aplaudo de pé o criador Bill Watterson!

A série foi publicada em mais de 2000 jornais pelo mundo entre 1985 e 1995, tendo ganho por duas vezes um prêmio da Associação Nacional de Cartunistas dos EUA. No original em inglês, a tirinha se chama Calvin & Hobbes, uma alusão direta aos pensadores Calvino e Thomas Hobbes que estudaram a natureza do homem. Interessante isso, pena que se perdeu em português.

Calvin é um garoto de seis anos cheio de personalidade capaz de incríveis diálogos e verborragias que fariam Dawson e sua trupe do seriado de TV ficar em silêncio. Tem como companheiro Haroldo, um tigre sábio e sarcástico no maior estilo "Clube da Luta", já que só pra ele Haroldo está vivo, enquanto todos só vêem o bicho de pelúcia que ele realmente é. É uma obra prima que mostra a visão única de Calvin que utiliza sua poderosa imaginação para enfrentar a realidade em situações mirabolantes, seja no relacionamento com seus pais, nas "injustiças" da infância, na relação com meninas e garotos mais fortes, seja nas dificuldades da escola ou até mesmo nas indagações sobre a morte.

E o "Calvinbola"? Depois de não conseguir entrar no time de baseball da escola, Calvin decide criar seu próprio esporte onde a única regra é nunca seguir a mesma regra duas vezes. As regras são inventadas na hora. Na maioria das vezes, Calvin está perdendo de Haroldo e começa a mudar as regras. Mas Haroldo é esperto e sempre reverte a situação no fim. Sempre que alguém próximo de mim começa a mudar as regras de algo eu pergunto: "é Calvinbola?"

A obra vai alternando momentos de seriedade e inconseqüência com momentos de simplicidade e ternura. Tudo isso permeado por um sentimento de nostalgia, porque é impossível não se identificar com Calvin. Todo mundo passou por essa fase de despreocupação com o futuro, quando acreditávamos que tudo era possível.

Não leu ainda? Leia. É divertido e inusitado. Faz a gente entrar na mente de Calvin e usar sua própria imaginação para enfrentar a realidade enquanto lemos. Se não quiser comprar, entre no blog Depósito do Calvin e leia as tirinhas por lá. São mais de 3 mil tirinhas e lá já foram postadas mais de 400.

::
FIGHT CLUB? DAWSON'S CREEK? NO... IT'S CALVIN & HOBBES!
Stop everything you are doing now and buy a book of Calvin & Hobbes! It's awesome! That six-years-old boy and his furry tiger friend talk about everything with simplicity, tenderness, lack of consequence and sarcasm. Read now!

Nenhum comentário: