quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Quero ser Rico Lins quando crescer

Hoje fui na exposição Rico Lins: Uma gráfica de fronteira, com meus colegas designers Patrik Matos e Carol Rebelo, que ficará até o dia 15 de março na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

Rico Lins tem um trabalho muuuuuuito bom. É tão bom ver um designer gráfico recebendo os devidos créditos. São cartazes, folders, livros, revistas e outros trabalhos sensacionais que exploram diversas técnicas para criar efeitos inusitados (tem no site.). E o melhor é saber que existem clientes por aí que aceitam alguns trabalhos bem diferentes do convencional. É claro que quando alguém o contrata, já sabe o que espera. Me lembrei muito do visual "Revista Trip", meio David Carson.
Um ponto interessante: a exposição começa com umas capas para uma revista alemã que ele fez na década de 80. Logo em seguida algumas capas que ele fez para revistas brasileiras. É possível enxergar a falta de liberdade que alguns projetos tiveram por teimosia e controle das editorias. Os melhores trabalhos, é claro, são aqueles que o designer pode explorar sua criatvidade e as possibilidades gráficas.

Tive inveja... por um momento foi inveja ruim mesmo... daquela que você quer tomar tudo de outra pessoa e levar todos os louros do bom trabalho. Depois fui convencido de que era admiração mesmo, a inveja boa. Como disse meu amigo Fabio Lopez: "Quero ser Rico Lins quando crescer"!

PS.: Fiquei muito feliz de saber que o centro do Rio tem tantas opções culturais para uma hora de almoço ou um happy hour intelectual. São várias exposições sobre artes, design e história que valem muito a pena. Amén!

Nenhum comentário: