segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Versão brasileira: Herbert Richers! (1923-2009)


Se você já assistiu filmes dublados no Brasil, já deve ter ouvido a frase do título. Bem mais novo, sempre me perguntava quem era o moço, e acabei descobrindo que ele comandava um famoso estúdio brasileiro de dublagem, reconhecido internacionalmente. Seu nome está até no IMDB (Internet Movie Database).

E infelizmente ele nos deixou na última quinta-feira por causa de um problema renal. Nascido em Araraquara, interior de São Paulo, passou grande parte da sua vida no Rio de Janeiro. Em 1950, ele fundou a distribuidora de filmes Herbert Richers S.A., que virou uma das pioneiras no ramo da dublagem no Brasil e referência do cinema brasileiro. A idéia surgiu a partir do amigo Walt Disney (!!!), que lhe demonstrou o sistema de dublagens de Hollywood. Além da dublagem, Richers também produziu muitos filmes como O assalto ao trem pagador, em 1962, e outras produções da extinta Atlântida, por volta da década de 50.

Pelo menos, a frase vai continuar porque o estúdio vai bem obrigado. Veja muito mais AQUI e se encante com esse personagem brasileiro.

Nenhum comentário: