quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Embate para governador do Rio...

Engajado como estou, resolvi assistir o debate (ou teria sido embate?) dos três candidatos ao governo do estado do Rio de Janeiro que possuem mais de 3% nas pesquisas: Sérgio Cabral (PMDB), Fernando Gabeira (PV) e Fernando Peregrino (PR).

Peregrino entrou para criticar o governo do Sérgio Cabral de todas as formas possíveis... inclusive atacando sua integridade pessoal. Exagerou. Pra mim, fui um daqueles casos de mesmo certo, perdeu a razão. Enquanto isso, sua relação com Gabeira parecia muito boa, pois concordava com praticamente tudo que ele falava. Se houver segundo turno, acho que já sei quem vai apoiar quem.

Cabral entrou pra fazer campanha (leia-se: promessas a perder de vista) e se defender (atacando!). Realmente foi achincalhado pelo Peregrino e só soube se defender atacando o casal Garotinho que, por mais que sejam dois escroques, não podem ser referência para o trabalho do candidato. E, depois de deixar bem claro que estava ali para mostrar sua proposta de trabalho sem agressividades (o que teria sido ótimo), começou a atacar o Gabeira sem necessidade. Podia até ter razão, mas tomou alguns belos foras. A chance de se reeleger no primeiro turno é gigante.

Gabeira me pareceu meio perdido... como se tivesse tanta coisa pra falar que não sabia por onde começar. Até em seus momentos de intelectual, ficou meio fora do prumo. Pelo menos, me pareceu manter uma postura menos agressiva com relação a seus colegas. No fim, lamentou o tempo curto do debate que acabou não abordando assuntos bem mais importantes, como educação, mas acredita no segundo turno.

Farei um destaque ao Márcio Gomes, que conduziu o debate sem problemas e ainda tentou dar uma segurada no público que vaiava Cabral.

Eu continuo na mesma dúvida de antes: voto no ideal ou no concreto?

2 comentários:

Graça disse...

Considero a agressividade desmesurada e os ataques descontrolados armas deploráveis, porém frequentes em nosso cotidiano político, quando ainda não partem para o palavreado de baixo calão.
Isso, para mim, é comportamento de quem não tem nada a dizer, não tem projeto, só tem frases de efeito prontas.
O Gabeira teve a chance de fazer a diferença nessa eleição, após perder para prefeito; entretanto os comentários feitos naquela ocasião, inclusive questionando a liberdade de expressão já me indicaram que ele se perdeu há algum tempo ( o que é uma pena!)
Você se pergunta : voto no ideal ou no concreto? Eu respondo: nem sei se isso existe nessa eleição sobretudo no que se refere aos cargos executivos (talvez com exceção da Marina que, para surpresa geral, está quase empurrando a eleição para o 2o turno)

fichagas disse...

Gabeira precisa pegar mais leve... sei lá... ser prefeito de Búzios ou algo assim para poder mostrar sua capacidade de gerir um Executivo.