domingo, 9 de dezembro de 2012

Falta D...

Faz muito tempo, falei aqui sobre o SAD (Distúrbio Afetivo Sazonal) que se caracteriza por períodos de depressão no outuno e no inverno por causa da ausência do sol. Hoje isso tem comprovação ainda maior com as pesquisas sobre a importância da vitamina D no organismo: ela age sobre a produção de melatonina e serotonina e tem ligação direta com a luz! A falta da vitamina D pode estar também associada a diabetes e a insônia! Ou seja, PRECISAMOS DE SOL!!!

Até mesmo dermatologistas que antes pregavam o uso imprescindível de filtros e bloquadores solares estão mudando um pouco este conceito devido à carência de vitamina D que tem assolado o planeta. Agora, segundo eles, pra garantir a vitamina via sol, é preciso se expor ao sol sem filtro pelo menos nos braços e pernas de 5 a 30 minutos, duas vezes na semana no horário de pico do sol, ou seja, de 10h às 15h. Só assim a vitamina D vai de fato ser absorvida pelo seu organismo e vai ajudar a fortalecer os seus ossos.

Se você tem carência desta vitamina e/ou não gosta ou não pode pegar sol com certa frequência pode recorrer a um médico pra prescrever suplementos que contenham a vitamina. E pode ainda consumir mais alimentos ricos na vitamina que são o salmão, a sardinha, o atum e a gema de ovo.

Mas que tal uma prainha?

Um comentário:

Graça disse...

Postagem muito importante em especial para as mulheres em função das questões hormonais. O início da deficiência de absorção de vitamina D ocorre silenciosamente.Não se sente nada. Só nos damos conta quando, num espaço de um ano, saímos de uma densitometria óssea perfeita para uma osteopenia, portal para a osteoporose.Os complementos vitamínicos ajudam mas trazem alguns desconfortos, portanto: bendito sol.