quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O melhor.

Em março deste ano, eu postei por aqui que Lionel Messi havia se tornado o maior goleador do Barcelona com 234 gols em 6 temporadas pelo time catalão (média de 39 gols por temporada). Só que agora ele entrou pra história mundial do futebol: quebrou o recorde de número de gols em 1 ano!

Messi superou o alemão Gerd Müller (com 85 gols em 1972... isso mesmo, há 40 anos!), fazendo 2 gols contra o Bétis no Campeonato Espanhol, ficando na casa dos 86 gols. Müller ainda pode se orgulhar de ter anotado seus 85 em número menor de jogos (60 contra 66 de Messi), no entanto, isso não diminui em nada a grandiosidade da proeza realizada pelo ídolo do Barcelona e da seleção argentina. Afinal, isso significa que Messi fez 1 gol a cada 63 minutos de jogo!!!

Mas não é só isso... O argentino também se tornou sozinho o maior artilheiro da história do clube na liga nacional, com 192 gols, dois acima dos 190 de César Rodríguez! Detalhe: ainda faltam 3 partidas em 2012, ou seja, esses números provavelmente irão aumentar!

Não vi Pelé, Rivelino, Gerson, Ademir da Ghia... vi Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. Agora tenho o prazer de ver Neymar e Messi jogarem. O grande diferencial desse argentino é sua objetividade dentro de campo. Claro que ver Neymar brincar de jogar bola é incrível, mas Messi não cai mesmo quando toma falta, joga verticalmente, dribla pra abrir espaço sem o objetivo de fazer bonito, mas sim de fazer o gol (ou dar o passe pra isso).

Melhor jogador do mundo pela Fifa nos últimos 3 anos, Messi deve levar seu quarto prêmio sobre seu maior rival - o português Cristiano Ronaldo - sem sombra de dúvida. Craque.

[ATUALIZAÇÃO]
Messi fechou o ano com 91 gols! Seu último gol (contra o Valladolid) valeu mais um recorde para o Barcelona: primeiro time a marcar 120 gols durante o Campeonato Espanhol em um ano (contando assim o último semestre da temporada 2011/2012). Vejam todos os gols:



Foda.

Nenhum comentário: