quarta-feira, 24 de julho de 2013

Um truque inteligente

Um verdadeiro truque! E não só no nome do filme, Truque de Mestre (Now you see, 2013), mas também como entretenimento. Só não sei se digo isso como um grande elogio.

No geral, é um filme muito bom. Te prende desde o início, fazendo você procurar os indícios da magia para desvendar o final antes de todos. Alguns pontos são bem fáceis e os trailers divulgam detalhes (tô ficando com raiva de trailer... já não ando vendo). Só o elenco já é de te levar para o cinema correndo: Mark Ruffalo, Morgan Freeman, Michael Caine, Jesse Eisenberg, Isla Fisher, Woody Harelson, Dave Franco e a bela Mélanie Laurent! Quer mais?

Mas a pergunta é: como acreditar em magia (no caso, truques) com toda a tecnologia do cinema? Com tantos blockbusters de super-heróis, de planetas alienígenas e criaturas místicas medievais, como enxergar graça em mágica de salão? É... naqueles truquezinhos com cartas e coelhos na cartola?

Hoje em dia tem sido tão raro ver um filme que tenta acertar a inteligência do espectador ao invés do lado macho alfa ou dos canais lacrimais que, só por isso, o filme merece o título de Mestre. Mas essa mesma trama inteligente, não sobrevive a uma revisão. Veja uma vez... outra vez... mas você não conseguirá ver uma terceira. A mágica se perderá e você começará a enxergar as falhas.

Como designer, chamo a atenção para um detalhe: a interessante marca dos chamados "Quatro Cavaleiros" mágicos, que são um 4 e um H estilizados em formas geométricas. Existem várias análises (se são quatro cavaleiros, por quê três retângulos? O filme talvez explique), mas não consegui argumentar o desnível das formas. Teorias ainda colocam um simbolismo para o 11 de setembro, mas achei forçação de barra.

Nenhum comentário: