quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Disputa (óbvia e eterna) de classes

É... Hollywood sabe como acabar com as promessas. O diretor sulafricano Neill Blomkamp e seu compatriota ator Sharlto Cooper surgiram no (mais ou menos) interessante Distrito 9 (District 9, 2009) e ficamos esperando boas novidades no mundo da ficção político-científica e das Terras pós-apocalípticas partir daí. Então, temos Elysium (2013), com ambos, somados a Matt Damon, Jodie Foster, Alice Braga, Diego Luna e o primeiro papel de Wagner Moura em uma produção americana.

A trama diz que nós acabamos com os recursos da Terra e só os pobretões vivem aqui (e todos falam inglês e espanhol, numa clara demonstração do preconceito latino). Numa estação espacial chamada Elysium, moram os ricos e imortais (que falam inglês e francês... é não é discriminação?), que possuem câmeras de atomização que curam/regeneram qualquer problema físico. É na tentativa de subir para conseguir a cura que giram os personagens Max (Damon) e Frey (Braga).

O resultado é um mais do mesmo: câmera em movimento, sujeira, iluminação sobrecarregada, enredo que não trás nada de novo, final óbvio... As atuações estão bipolares: ou insossas (Damon, Braga e Foster) ou exageradas (Cooper e Moura). Pelos menos, entre Cooper e Moura, temos um ator que perdeu a mão e ficou insuportavelmente chato comparado a um que parece ter aproveitado a oportunidade que ganhou.

Nenhum comentário: