segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Curvas geométricas de Brecheret

Ontem, além da ótima exposição de Amador Perez, terminou a mostra Mulheres de Corpo e Alma: Desenhos e Esculturas de Brecheret, organizada pelo Instituto Victor Brecheret. Mais de 100 desenhos acompanham as 37 esculturas que nos levam a perceber os passos iniciais da criação artística.

O ítalo-brasileiro Victor Brecheret é o mais importante escultor do Modernismo brasileiro. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922 e alimentou a discussão sobre identidade nacional. Grande parte de suas esculturas está exposta em locais públicos da cidade de São Paulo, como o famoso Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera.

O interessante é que nem seus desenhos ou o torso feminino de mármore escolhido como identidade visual da exposição servem como real identidade visual do artista. A simplificação geométrica de Brecheret é sua assinatura. Nessa exposição três obras chamam a atenção: As três graças (com destaque para a versão monolítica), O beijo (tanto a geométrica quanto a simplificação máxima) e Sóror Dolorosa, um ângulo de representação da Pietá que eu nunca tinha visto antes.

O beijo
Sóror Dolorosa

Brecheret merece mais reconhecimento hoje. Precisa ser mais estudado como artista e como identidade nacional.

Nenhum comentário: