quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

POPaganda


A Caixa Cultural do Rio apresenta, até 21 de dezembro, a exposição inédita Ron English - Do estúdio para a rua com 110 obras do artista contemporâneo que definiu seu estilo como POPaganda, uma mistura de referências do cenário pop, da história da arte, da propaganda, dos quadrinhos e da música. A mostra expõe pôsteres, quadros, murais e fotografias do americano, além de um documentário que nos apresenta ao processo criativo (e provocativo) do artista.


Fui surpreendido pelos trabalhos desse artista que não conhecia. Ron é conhecido como Padrinho da Arte Urbana, um dos responsáveis pela transição do graffiti para narrativas culturais e artísticas. Na sua opinião, ele tem o objetivo de “recontextualizar” as imagens do consumismo pop e revelar sua visão do que é a alma americana, utilizando personagens do mundo atual como Homer Simpson, Hulk, Ronald McDonald e Mickey. Rende homenagens à Marilyn de Andy Warhol e fez um trabalho de impacto político ao unir Obama ao ex-presidente Abraham Lincoln.


O artista criou uma obra especialmente para a exposição brasileira: uma América do Sul duplicada como uma borboleta, que expressa sua admiração pelos valores e belezas do ecossistema do continente e como ele afeta todo o planeta. O trabalho faz referência ao “efeito borboleta”, fenômeno sobre grandes consequências causadas por pequenas mudanças. Mas fiquei realmente extasiado com sua releitura de Magritte e suas "Guernicas".


Muito bom.

Nenhum comentário: