quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Arte ao Lado: Giuseppe Gammarano

Giuseppe Gammarano nasceu em Salerno, Itália, em 17 de novembro de 1910. Emigrou para o Brasil em 1933 e foi trabalhar na Gusmão, Dourado & Baldassini, Ltda., uma das maiores construtoras do Rio de Janeiro. Casou-se com Nina Cruz Gammarano em abril de 1948, com quem teve dois filhos, Ricardo e Bianca. Gammarano havia concluído seus estudos na Scuole Serali Artigiane di Disegno Applicato Alle Arti, em Nápoles e, embora exercesse a função de desenhista-projetista na construtora, sua formação artística o fez buscar o Núcleo Bernardelli, que concentrava vários artistas da época nos porões da Escola Nacional de Belas Artes, como Takaoka, Pancetti, Malagoli, Rescala, Milton Dacosta, Bustamante Sá e Edson Motta. Faleceu em 1995, deixando vasta e belíssima produção artística que inclui desenhos, perspectivas, baixos relevos, medalhões, cartazes e principalmente a escultura da cabeça de Mercúrio, “Deus do Comércio”, que se encontra na fachada do prédio da Associação dos Empregados no Comércio, na Avenida Rio Branco.



Autorretrato
Então... esse Arte ao Lado é diferente, porque não está exatamente "ao lado": é in memoriam. E não conheci Seu Pepe, mas fui amigo de sua esposa Dona Nina e de sua filha Bianca, também arquiteta. As duas também não estão mais por aqui, porém, estive junto de ambas. Pude ouvir algumas histórias de Seu Pepe e tive acesso a seus incríveis trabalhos. Essa postagem vêm de uma dívida pessoal que sempre senti por não ter conseguido ajudar Bianca em vida a mostrar o trabalho de seu pai.

Bustos de Nina.
Busto de Homem e de Mulher Negra.

Ainda devo e ainda vou pagar.

3 comentários:

Graça disse...

Que beleza de trabalhos. Desde criança, por razões familiares, frequentei o prédio da Associação dos Empregados do Comércio. Os ônibus ainda passavam na Av. Rio Branco, o ponto era do outro lado da rua e eu olhava para o alto encantada com aquela cabeça de Mercúrio. Nunca soube seu autor. Agora sei e tenho ainda a oportunidade de conhecer outras obras desse grande artista Giuseppe Gammarano. Parabéns pela postagem. Os artistas não morrem pois suas obras os conduzem à imortalidade.

Antônio Gammarano disse...

Eu quado garoto morei em santa Tereza com eles ele era meu tio e vi os trabalhos do estúdio dele escultura esculturas e desenhos

fichagas disse...

Quem tiver interesse, veja o site https://fichagas.wixsite.com/gammarano sobre o artista.