sábado, 7 de julho de 2018

COPA 2018: Só pode haver um


A superioridade inglesa era óbvia e foi notória. Ao analisarmos o percurso da Suécia até aqui, só poderíamos imaginar que os suecos levariam essa se algo ajudasse. Veja: na primeira fase, ganharam da Coréia com um pênalti de vídeo, perderam da Alemanha e só ganharam de um México já classificado porque teve um gol contra que desnorteou os mexicanos; e, nas oitavas, só ganhou da Suíça porque o chute sueco desviou no zagueiro suíço. Já o conjunto da Inglaterra não foi muito testado durante a primeira fase, mas mostrou uma consistência estratégica de marcação, bom goleiro, contra ataques rápidos e um atacante fatal (entendeu, Brasil?). Aliás, são tão parecidos com a Bélgica (que ganharam dos ingleses na primeira fase por 1 gol somente) que não me supreenderia se houvesse um reencontro na final.


A ex-União Soviética e a ex-Iugoslávia fizeram uma das maiores peladas dessa Copa. Apresentaram um futebol que não se esperaria em uma quartas-de-final. A Croácia sempre foi melhor e favorita, chegando a apresentar um futebol melhor em alguns momentos. A Rússia sempre foi a franco atiradora que jogava com o coração de anfitriã, sendo dessa forma que chegou ao empate na prorrogação. Ambas já haviam passado por penalidades nas oitavas, então mostraram um futebol mais cansado e cansativo. Mas vale dizer que os russos fizeram uma participação incrível com Cheryshev marcando três gols belíssimos e a eliminação da Espanha. A classificação croata era esperada, mas sua continuidade dependerá de descanso e de seus talentos assumirem a responsabilidade.

Inglaterra vs. Croácia é o caminho mais difícil para os ingleses após a saída dos espanhóis. A diferença do que vem sendo apresentado pelos dois lados do chaveamento nessa copa, me faz dizer que a saída do Brasil foi um erro de planejamento ao não ter se permitido passar em segundo lugar no grupo.

Nenhum comentário: