quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Fera

Jim Lee
ALTER EGO: Henry "Hank" Peter McCoy

NOME ORIGINAL: Beast

EPÍTETOS: "Doutor"

ORIGEM
O envolvimento inoportuno de Norton McCoy num acidente nuclear de circunstâncias indeterminadas resultou numa sobrevivência aparentemente sem sequelas. Já seu filho, Henry, nasceu com imensas extremidades podais com características preênseis.

Na puberdade, Henry demonstrou uma destreza atlética que excedia em muito os padrões estabelecidos, com potência inigualável. Realizou grandes feitos esportivos sem negligenciar suas buscas intelectuais, especializando-se em estudos científicos. Em vez de ser vítima de suas condições físicas, como acontece na maioria das escolas, Hank se superou: tornou-se o astro do time de futebol americano e o primeiro aluno da escola em termos acadêmicos.

Quando uma gangue tentou assaltar a bilheteria de uma das partidas, Hank fez uso de suas proezas atléticas para impedi-la. O triunfo do rapaz foi observado pelo vilão El Conquistador que considerou usar as habilidades de Hank em sua gangue e, para isso, sequestrou os pais do rapaz, obrigando-o a invadir uma instalação do governo para roubar um aparelho que amplificaria sua arma de raios elétricos.

O Professor Xavier já havia estabelecido sua Escola para Jovens Superdotados em Westchester, Nova York. Com ajuda de um computador de rastreamento mutante, Xavier identificou Hank e mandou seus três alunos - Scott (Ciclope), Warren (Anjo) e Robert (Homem de Gelo) - para recrutá-lo. Com ajuda dos três, Hank conseguiu salvar seus pais antes que o vilão morresse sobrecarregado em sua própria arma. No fim, o rapaz acabou conversando com sua família e aceitou estudar na escola de Xavier, tornando-se o Fera.

Depois de muitas aventuras ao lado dos X-Men, Henry deixou o grupo para concluir seu doutorado em Bioquímica. Foi rapidamente contratado pela Corporação Brand para investigar mutações genéticas. Uma de suas muitas descobertas foi um soro capaz de ativar mutações latentes não-ativadas. Quando descobriu criminosos infiltrados, Henry tomou o soro e passou por uma nova mutação: ganhou garras e dentes afiados e pelos cinza escuro por todo o corpo. Perturbado com sua nova aparência, deu um tempo para refletir.

Já conformado e seguro de sua condição, Hank tornou-se uma pessoa bem-humorada e acabou se juntando aos Vingadores ao lado de seu grande amigo Magnum. Após muitas aventuras, Fera se juntou a seus antigos amigos, Anjo e Homem de Gelo, na superequipe Defensores, que quase acabou de forma trágica.

Karl Maddicks, ex-colega de Hank na Corporação Brand, sequestrou o herói para testar uma fórmula que iria restaurar a humanidade de seu filho. Acabou que Hank recuperou sua forma humana e voltou para os X-Men, que passou a se chamar X-Factor para ações mais ativas em esconder mutantes perseguidos pela humanidade. Infelizmente, Hank foi infectado por um mutante chamado Pestilência que lhe transmitiu uma doença degenerativa que diminuía seu intelecto sempre que usava sua força mutante. Já quase retardado, Hank foi atacado novamente por uma mulher chamada Infectia, cujo beijo era capaz de deixar humanos sob seu controle, alterando a estrutura molecular, e acabou recuperando não só seu intelecto, mas sua aparência bestial. De volta aos X-Men, Fera passou a usar muito mais suas capacidades intelectuais.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: Com mãos e pés grandes. Henry possuía uma aparência normal com cabelos castanhos, 1,80m e 161kg de força. Ao tomar um produto químico que amplificou sua mutação original, ganhou pelos azuis por todo o corpo, dentes afiados e orelhas pontudas. Uma mutação secundária induzida pela mutante Sábia fez com que sua aparência ganhasse contornos felinos. E parece que sua mutação contínua em progresso, deixando-o cada vez mais bestial.

PODERES: Atleta desde sempre, Hank é um grande ginasta, acima das proezas olímpicas. Além de seu intelecto acima do genial e de seu phD em Bioquímica e Genética, possui força, agilidade e velocidade sobre-humanas (capaz de levantar quase uma tonelada e saltar cinco metros de altura), olfato e paladar amplificados, e visão noturna. Também ganhou uma glândula que esconde feromônios para atrair um indivíduo. Pode escrever tanto com suas duas mãos quanto com seus dois pés. Possui um fator de cura duas vezes mais rápida do que a de um ser humano normal.

ARMAS E ACESSÓRIOS: Pode aparecer usando alguns aparelhos tecnológicos criados por ele.

FRAQUEZAS:

AFILIAÇÕES: Norton McCoy (pai), Edna McCoy (mãe) e Robert (tio)

GRUPOS: X-Men (atual), X-Factor, Vingadores, Defensores e E.S.P.A.D.A.

CRIAÇÃO: Stan Lee e Jack Kirby, em setembro de 1963
PRIMEIRA APARIÇÃO: X-Men (vol. 1) #1

OUTRAS MÍDIAS:
  • No último filme da trilogia inicial dos X-Men (X-Men: O confronto final, 2006), o Fera foi personificado por Kelsey Grammer. Em 2014, o ator repetiu brevemente o papel em X-Men: Dias de um futuro esquecido. A versão jovem foi interpretada por Nicholas Hoult na nova trilogia X.

CURIOSIDADES:
  • A famosa pelagem azul do Fera não é original. Inicialmente, Hank ganhou pelos acinzentados após tomar o soro. Com o tempo, a cor foi escurecendo para preto. A impressão do preto precisava de tons azuis para dar contorno e sombreado, o que levou o personagem a adquirir - com o tempo - sua cor azul definitiva.
  • Fera já teve uma "aluna": a jovem Patsy Walker tornou-se a Felina e foi treinada por ele.
  • Durante muito tempo, Hank namorou a repórter Trish Tilby. Ela aguentou todas as transformações de homem para fera azul, mas quando ele ficou felinesco, Trish não suportou. Fera chegou a dizer que era homossexual só para facilitar a decisão da repórter.

Nenhum comentário: