Muito boa essa manchete que brinca com o nome do jogador que deu a vitória ao Flamengo ontem por 3 a 1 sobre o Botafogo (o outro gol foi de Diego Tardelli, que jogou bem, e um frango do Bruno em falta cobrada pelo Lúcio Flávio). Vitória esta que é o bicampeonato carioca (2007-2008) e o trigésimo caneco (se segura, Fluminense!).
Não tenho muito o que falar do jogo de ontem. Por merecimento ao bom futebol do Botafogo apresentado não só no jogo de ontem, mas em toda a temporada, o jogo deveria ter sido empate. O título seria do Flamengo de qualquer forma. O time jogou pelo técnico em ritmo de despedida. Toró até falou isso. Agora vem outro técnico, mas a luta na Libertadores continua e o Brasileiro começa em breve. Tomara que as coisas continuem indo bem.
segunda-feira, 5 de maio de 2008
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Filipe de Drummond
João Batista Viana Drummond foi um empresário abolicionista e progressista brasileiro do fim do século XIX. Ele é o primeiro e único Barão de Drummond... e meu parente! Em conversa com minhas tias-avós descobri que faço parte da linhagem de um amigo do imperador Dom Pedro II!
Em 1873, contratou um engenheiro para urbanizar a antiga Fazenda do Macaco da Princesa Isabel como um bairro francês, após se encantar por Paris e sua arquitetura em uma viagem. Levou o bonde para o bairro já na época da fundação. O boulevard ganhou o nome de "Vila Isabel" em homenagem à princesa, que libertaria os escravos 15 anos depois. E, no começo, os nomes das ruas, avenidas e praças do bairro eram todos de pessoas e datas ligadas ao movimento abolicionista. Existe uma praça no bairro com seu nome.
O Barão é mais conhecido por ser o criador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e do jogo do bicho. Colocava em uma gaiola coberta por um pano, um animal (bichos de porte pequeno) e pendurava no alto do portão do jardim zoológico, e eram feitas apostas para descobrir qual o animal. Parte do dinheiro arrecadado era revertido para a compra de mais animais para o zoológico e a outra para o apostador. Com a Proclamação da República, o Zoo perdeu a ajuda financeira e o Barão de Drummond transformou sua brincadeira numa loteria com ajuda de um amigo mexicano, Dom Manuel Ismael Zevada. No fim do século, o jogo se tornou ilegal, mas não impediu sua continuação por meios ilícitos (até hoje!)
Quer a maior coincidência: ele ganhou o título de barão em exatos 90 anos antes do meu nascimento, após alforriar todos os seus escravos antes da abolição da escravatura!!! Será que eu sou a reencarnação desse homem? Podia ter me deixado algumas fazendas...
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FILIPE OF DRUMMOND
Em 1873, contratou um engenheiro para urbanizar a antiga Fazenda do Macaco da Princesa Isabel como um bairro francês, após se encantar por Paris e sua arquitetura em uma viagem. Levou o bonde para o bairro já na época da fundação. O boulevard ganhou o nome de "Vila Isabel" em homenagem à princesa, que libertaria os escravos 15 anos depois. E, no começo, os nomes das ruas, avenidas e praças do bairro eram todos de pessoas e datas ligadas ao movimento abolicionista. Existe uma praça no bairro com seu nome.
O Barão é mais conhecido por ser o criador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e do jogo do bicho. Colocava em uma gaiola coberta por um pano, um animal (bichos de porte pequeno) e pendurava no alto do portão do jardim zoológico, e eram feitas apostas para descobrir qual o animal. Parte do dinheiro arrecadado era revertido para a compra de mais animais para o zoológico e a outra para o apostador. Com a Proclamação da República, o Zoo perdeu a ajuda financeira e o Barão de Drummond transformou sua brincadeira numa loteria com ajuda de um amigo mexicano, Dom Manuel Ismael Zevada. No fim do século, o jogo se tornou ilegal, mas não impediu sua continuação por meios ilícitos (até hoje!)
Quer a maior coincidência: ele ganhou o título de barão em exatos 90 anos antes do meu nascimento, após alforriar todos os seus escravos antes da abolição da escravatura!!! Será que eu sou a reencarnação desse homem? Podia ter me deixado algumas fazendas...
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FILIPE OF DRUMMOND
João Batista Viana Drummond was an abolitionist and progressive Brazilian businessman of the end of 19th century. He is the first and only Baron of Drummond... and he is family! In conversation with my grandparents, I discovered that I am part of the lineage of a friend of Emperor Dom Pedro II! In 1873, he hired an engineer to urbanize Princess Isabel's former Monkey's Farm as a French quarter, after a trip to Paris. He took the streetcar to the neighborhood at the time of the foundation. The boulevard has earned the name "Vila Isabel" in tribute to the princess, which would release the slaves 15 years later. In the beginning, the names of streets, avenues and squares of the neighborhood were all of people and dates related to the abolitionist movement. There is a square in the neighborhood with his name. The Baron is best known for being the creator of the Rio de Janeiro's Zoo and the "animal's game". He put a cage with a animal (tiny in size), covered with a cloth and hang it on top of the zoo's gate, and bets were made to find out which the animal was there. Part of the money raised was reversed for the purchase of more animals to the zoo and the other for the bettor. With the Republic's proclamation, the Zoo lost financial aid and Baron of Drummond turned his game into a lottery with the help of a Mexican friend, Dom Manuel Ismael Zevada. At the end of the century, the game became illegal, but did not prevent its continuation by illegal means (so far!).The biggest coincidence: he earned the title of baron in exact 90 years before my birth, after release all their slaves before the abolition of slavery! Will I am the reincarnation of this man? He could have left me some farms...
terça-feira, 29 de abril de 2008
Superman (1978)
Esqueçam o novo filme do Superman ou qualquer outro que venha por aí. Superman mesmo é Christopher Reeve. O filme 1978 é absolutamente fantástico. Tão fantástico que o filme de 2006 o copia inúmeras vezes: de diálogos inteiros à presença de Brando, da aparição do herói em um acidente de avião ao clímax da kryptonita nas mãos de Lex Luthor, do levantar a terra para parar um terremoto ao levantar uma ilha de kryptonita em direção ao sol.
Reeve é incomparável a Brandon Routh. O ar de ingenuidade cômica que Reeve deu ao personagem é perfeito. Leva-nos a uma época áurea dos quadrinhos. Reeve é tão bom que os efeitos de vôo ganham credibilidade e veracidade. E quem aqui não sofre com o herói que tem poder suficiente pra girar o mundo ao contrário e alterar as leis de espaço-tempo? Reeve É o Superman e ponto final.
Os "Lex Luthors" são de excelentes: Gene Hackman (1978) e Kevin Spacey (2006) dão show. E eles são responsáveis pela diferença de gerações que o filme atinge. Os quadrinhos hoje são muito mais sombrios e, talvez, mais realistas, assim como Spacey. Hackman acompanha Reeve com um tom mais cômico do vilão. Incrível como papéis de vilões de super-heróis em Hollywood ganham protagonistas sensacionais (vide Jack Nicholson e Danny DeVitto no Batmans de Tim Burton de 89 e 92, respectivamente).
Margot Kidder dá um banho na magricela-sem-sal Kate Bosworth. A culpa não é só da péssima atuação de Bosworth, mas o papel de Kidder é muito melhor escrito. Todos sabem o quanto Lois Lane é importante no universo do Superman, e é no início que tudo se consolida. Colocar Lois com outro homem e mãe de um filho do Superman é grotesco! Não há liberdade poética que perdoe (vide o fracasso do Hulk mutante do primeiro filme do gigante esmeralda)!
Os efeitos podem até afastar novos espectadores do filme de 1978, já que o uniforme realmente é visualmente mais bonito e a tecnologia melhora a relação figura/fundo no uso dos efeitos. Mas a caracterização que foi feita de Krypton para contar a origem do Superman é impecável, com incríveis formações cristalinas e vestimentas das castas. E nada daquilo é tela verde pra ser cortada depois: é tudo cenário! É um programão.
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SUPERMAN (1978)
Reeve é incomparável a Brandon Routh. O ar de ingenuidade cômica que Reeve deu ao personagem é perfeito. Leva-nos a uma época áurea dos quadrinhos. Reeve é tão bom que os efeitos de vôo ganham credibilidade e veracidade. E quem aqui não sofre com o herói que tem poder suficiente pra girar o mundo ao contrário e alterar as leis de espaço-tempo? Reeve É o Superman e ponto final.
Os "Lex Luthors" são de excelentes: Gene Hackman (1978) e Kevin Spacey (2006) dão show. E eles são responsáveis pela diferença de gerações que o filme atinge. Os quadrinhos hoje são muito mais sombrios e, talvez, mais realistas, assim como Spacey. Hackman acompanha Reeve com um tom mais cômico do vilão. Incrível como papéis de vilões de super-heróis em Hollywood ganham protagonistas sensacionais (vide Jack Nicholson e Danny DeVitto no Batmans de Tim Burton de 89 e 92, respectivamente).
Margot Kidder dá um banho na magricela-sem-sal Kate Bosworth. A culpa não é só da péssima atuação de Bosworth, mas o papel de Kidder é muito melhor escrito. Todos sabem o quanto Lois Lane é importante no universo do Superman, e é no início que tudo se consolida. Colocar Lois com outro homem e mãe de um filho do Superman é grotesco! Não há liberdade poética que perdoe (vide o fracasso do Hulk mutante do primeiro filme do gigante esmeralda)!
Os efeitos podem até afastar novos espectadores do filme de 1978, já que o uniforme realmente é visualmente mais bonito e a tecnologia melhora a relação figura/fundo no uso dos efeitos. Mas a caracterização que foi feita de Krypton para contar a origem do Superman é impecável, com incríveis formações cristalinas e vestimentas das castas. E nada daquilo é tela verde pra ser cortada depois: é tudo cenário! É um programão.
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SUPERMAN (1978)
Forget the new Superman movie or any other. The real Superman is Christopher Reeve. The 1978 movie is absolutely fantastic. So fantastic that the 2006 film copies it many times: from whole dialogues to Brando's presence, from the appearance of the hero in an airplane accident to the climax of kryptonita in the hands of Lex Luthor, from lifting the earth up to stop an earthquake to raise a isle of kryptonita toward the sun. Reeve is incomparable to Brandon Routh. The air of comic ingenuity that Reeve gave to the character is perfect. It takes us to a golden era of comics. Reeve is so good that the flight effects gain credibility and veracity. And who does not suffer with him, the man who has enough power to get the world turn over and change the laws of space-time? Reeve is Superman and that is it. The "Lex Luthors" are excellent: Gene Hackman (1978) and Kevin Spacey (2006) are awesome. And they are responsible for the difference in generations that the film reaches. The comics today are much more gloomy, and perhaps more realistic, as Spacey. Hackman went with Reeve using a comic tome for the villain. It's stunning how villains roles in Hollywood are made by sensational artists (see Jack Nicholson and Danny DeVitto in Tim Burton 89 and 92's Batmans). Margot Kidder come over the skinny-boring Kate Bosworth. The fault isn't only the bad performance of Bosworth, but the role of Kidder is much better written. Everyone knows how important Lois Lane is in the Superman universe, and is in the beginning that everything is consolidated. But put Lois with another man and mother of a Superman's child is grotesque! No poetic freedom forgives that (see the failure of the mutant Hulk of the first film of giant emerald)! The effects may even avert new viewers of 1978 film, as the uniform is really more visually beautiful and technology improves the figure/background relationship in the use of effects. But the characterization that was made from Krypton to tell the origin of Superman is impeccable, with incredible crystal formations and varieties of garments. And nothing is green screen to be cut later: everything is setting! What a show!
segunda-feira, 28 de abril de 2008
"Barbarella" é uma comédia visual bárbara!
O visual e a música do filme são incríveis. Mas vamos aos melhores pontos deste filme de 1968, baseado nos quadrinhos de Jean-Claude Forest, com alguns links para o YouTube:
- Alpha 7, a nave de Barbarella, é pink com o interior de pelúcia. A parte interna da porta está coberta com a imagem do quadro pontilhista de Seurat, "Tarde de Domingo na Grand Jatte". E tem uma estátua de Diana, a Caçadora e Deusa da Lua, que serve como comunicador!
- Barbarella é convocada a encontrar DURAN DURAN (seria a banda da década de 80 ou um astronauta da Terra)? e o raio positrônico, a arma suprema.
- Crianças sádicas assistindo a heroína ser devorada por bonecas carnívoras num planeta gelado.
- O alienígena (um homens peludo) obviamente quer "fazer amor" com Barbarella para ajudá-la. Mas, para ela, "fazer amor" é tomar uma pílula (visão do futuro? HAHAHAHA) e obter a sintonia perfeita dos psicocardiogramas! "Sexo a las antigas" só é feito por pobres, mas Jane se rende e fica em êxtase! Dá-lhe alien!!!
- Escravos comem orquídeas e fazem sexo emparedados em um labirinto, onde se encontram o Dr. Ping (que, ao invés de óculos, utiliza um copo na testa pra enxergar melhor!) e Pygar (um anjo cego que se autodenomina um "ornitantropo" que desistiu de voar!). Claro que Barbarella "dá uma ajudinha" no ninho dele e ele resolve voltar a voar para ajudá-la...
- "Linda-Linda" é o nome que Barbarella recebe de uma lésbica assassina caolha em Sogo, a Cidade da Noite. Nada falarei mais sobre essa relação, porque estragaria ainda mais o filme.
- A Grande Tirana tenta se "aproveitar" do anjo cego, que me sai com a seguinte frase: "Anjos não fazem amor, anjos são amor". Resposta da tirana chifruda: "Levem essa bicha alada daqui!".
- Enquanto isso, Barbarella sofre torturas terríveis em uma jaula cheia de periquitos! Só não se sabe se os "pássaros assassinos" a maltratam com seus bicos e garras ou com seus gritinhos insuportáveis!
- Salva por Dildano, um revolucionário figuraça, Barbarella oferece "sexo selvagem"... mas o rapaz quer a pílula do psicocardiograma!!! A cena precisa ser vista... se eu descrever a graça se perde! É muito-muito-muito-muito-muito engraçada!!!
- E a chave invisível para uma porta invisível que é colocada no pescoço secreto de Barbarella?
- Que tal o harém onde as mulheres fumam "essência de homem" vinda de um narguilé gigante com um homem nadando seminu dentro?
- Encontrada no harém, Barbarella é torturada em uma máquina de dar "orgasmos musicais", manipulada como um teclado pelo "porteiro-maestro". Mas Barbarella é poderosa demais... ela queima todos os fusíveis da máquina e encolhe seus cabos (!!!). No fim, o "maestro" tem a coragem de falar que ela não tem vergonha!!!
- Barbarella usa o Maxlodo (uma geleca-malígna-magnética- carnívora-cheia-de-energia-vital) para vencer. Sabe como? Ela é tão inocente (hã?) que o Maxlodo a vomita!!! E alguém sabe como ela faz massagem cardíaca no anjo? Abrindo e fechando as asas dele!!! Absolutamente incrível!
- O melhor é, sem dúvida, ver Jane Fonda fazendo strip tease total na abertura do filme com estripolias na gravidade zero, interagindo com as legendas. É sensacional! Puro design! É a explicação para ela ter se tornado um símbolo sexual.
Desculpem-me se entreguei muita coisa do filme, mas vale a pena ver de tão surreal! Para um filme do final da década de 60, é muito de vanguarda! Notícias dizem que Hollywood prepara um remake com a bruxinha Paige, de Charmed, Rose McGowan, e o diretor Robert Rodriguez (Sin City).
- Alpha 7, a nave de Barbarella, é pink com o interior de pelúcia. A parte interna da porta está coberta com a imagem do quadro pontilhista de Seurat, "Tarde de Domingo na Grand Jatte". E tem uma estátua de Diana, a Caçadora e Deusa da Lua, que serve como comunicador!
- Barbarella é convocada a encontrar DURAN DURAN (seria a banda da década de 80 ou um astronauta da Terra)? e o raio positrônico, a arma suprema.
- Crianças sádicas assistindo a heroína ser devorada por bonecas carnívoras num planeta gelado.
- O alienígena (um homens peludo) obviamente quer "fazer amor" com Barbarella para ajudá-la. Mas, para ela, "fazer amor" é tomar uma pílula (visão do futuro? HAHAHAHA) e obter a sintonia perfeita dos psicocardiogramas! "Sexo a las antigas" só é feito por pobres, mas Jane se rende e fica em êxtase! Dá-lhe alien!!!
- Escravos comem orquídeas e fazem sexo emparedados em um labirinto, onde se encontram o Dr. Ping (que, ao invés de óculos, utiliza um copo na testa pra enxergar melhor!) e Pygar (um anjo cego que se autodenomina um "ornitantropo" que desistiu de voar!). Claro que Barbarella "dá uma ajudinha" no ninho dele e ele resolve voltar a voar para ajudá-la...
- "Linda-Linda" é o nome que Barbarella recebe de uma lésbica assassina caolha em Sogo, a Cidade da Noite. Nada falarei mais sobre essa relação, porque estragaria ainda mais o filme.
- A Grande Tirana tenta se "aproveitar" do anjo cego, que me sai com a seguinte frase: "Anjos não fazem amor, anjos são amor". Resposta da tirana chifruda: "Levem essa bicha alada daqui!".
- Enquanto isso, Barbarella sofre torturas terríveis em uma jaula cheia de periquitos! Só não se sabe se os "pássaros assassinos" a maltratam com seus bicos e garras ou com seus gritinhos insuportáveis!
- Salva por Dildano, um revolucionário figuraça, Barbarella oferece "sexo selvagem"... mas o rapaz quer a pílula do psicocardiograma!!! A cena precisa ser vista... se eu descrever a graça se perde! É muito-muito-muito-muito-muito engraçada!!!
- E a chave invisível para uma porta invisível que é colocada no pescoço secreto de Barbarella?
- Que tal o harém onde as mulheres fumam "essência de homem" vinda de um narguilé gigante com um homem nadando seminu dentro?
- Encontrada no harém, Barbarella é torturada em uma máquina de dar "orgasmos musicais", manipulada como um teclado pelo "porteiro-maestro". Mas Barbarella é poderosa demais... ela queima todos os fusíveis da máquina e encolhe seus cabos (!!!). No fim, o "maestro" tem a coragem de falar que ela não tem vergonha!!!
- Barbarella usa o Maxlodo (uma geleca-malígna-magnética- carnívora-cheia-de-energia-vital) para vencer. Sabe como? Ela é tão inocente (hã?) que o Maxlodo a vomita!!! E alguém sabe como ela faz massagem cardíaca no anjo? Abrindo e fechando as asas dele!!! Absolutamente incrível!
- O melhor é, sem dúvida, ver Jane Fonda fazendo strip tease total na abertura do filme com estripolias na gravidade zero, interagindo com as legendas. É sensacional! Puro design! É a explicação para ela ter se tornado um símbolo sexual.
Desculpem-me se entreguei muita coisa do filme, mas vale a pena ver de tão surreal! Para um filme do final da década de 60, é muito de vanguarda! Notícias dizem que Hollywood prepara um remake com a bruxinha Paige, de Charmed, Rose McGowan, e o diretor Robert Rodriguez (Sin City).
domingo, 27 de abril de 2008
Dia Mundial do Design Gráfico
Hoje, dia 27 de abril é comemorado o Dia Mundial do Design Gráfico. É uma oportunidade para reconhecer o papel do design gráfico no mundo. Este data é comemorada internacionalmente desde 1995, para celebrar a criação da ICOGRADA (The International Council of Graphic Design Associations) em 1963.
O ICOGRADA define o design gráfico da seguinte maneira: "É uma atividade interdisciplinar para resolução de problemas que necessitem da combinação de sensibilidade visual com habilidades e conhecimentos nas áreas de comunicação, tecnologia e negócios. Designers gráficos são especialistas na estruturação e organização de informação visual que facilitam a comunicação e a orientação. Possuem sensibilidade artística e a experiência profissional para criar imagens que possam ser reproduzidas em várias mídias de comunicação visual, seja ilustraçaõ, tipografia, caligrafia, embalagem, padronagem, publicações, material de propaganda e publicidade, entre outros. O processo de design gráfico requer substancial criatividade, inovação e conhecimento técnico. O entendimento das necessidades e serviços do cliente, seus concorrentes e públicos é traduzido em uma solução visual criada a partir da manipulação e combinação de formas, cores, imagens, tipografias e espaços."
Ah... e pra quem não sabe... EU SOU DESIGNER GRÁFICO!
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WORLD GRAPHICS DAY
Today, April 27th, is celebrated the World Graphics Day. It's an opportunity to recognise the role of graphic design in the world. It has been celebrated internationally since 1995, to mark the foundation of ICOGRADA (The International Council of Graphic Design Associations) in 1963. ICOGRADA defines graphic design this way: "It's an interdisciplinary problem-solving activity which combines visual sensitivity with skills and knowledge in areas of communication, technology and business. Graphic designers are specialists in the structuring and organizing of visual information to aid communication and orientation. They have artistic sensibility and profesional experience to create images for reproduction by any means of visual communication, like illustration, typography, calligraphy, packaging, patterns, books, advestising and publicity material etc. A design graphic process requires substancial creativty, innovation and technical expertise. An understanding of a client's needs, services, competitors and targets is translate into a visual solution created from the manipulation and combination of forms, colors, imagery, typographys and spaces." Oh... and if you do not know yet... I'M A GRAPHIC DESIGNER!
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