quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Quero ser Rico Lins quando crescer

Hoje fui na exposição Rico Lins: Uma gráfica de fronteira, com meus colegas designers Patrik Matos e Carol Rebelo, que ficará até o dia 15 de março na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

Rico Lins tem um trabalho muuuuuuito bom. É tão bom ver um designer gráfico recebendo os devidos créditos. São cartazes, folders, livros, revistas e outros trabalhos sensacionais que exploram diversas técnicas para criar efeitos inusitados (tem no site.). E o melhor é saber que existem clientes por aí que aceitam alguns trabalhos bem diferentes do convencional. É claro que quando alguém o contrata, já sabe o que espera. Me lembrei muito do visual "Revista Trip", meio David Carson.
Um ponto interessante: a exposição começa com umas capas para uma revista alemã que ele fez na década de 80. Logo em seguida algumas capas que ele fez para revistas brasileiras. É possível enxergar a falta de liberdade que alguns projetos tiveram por teimosia e controle das editorias. Os melhores trabalhos, é claro, são aqueles que o designer pode explorar sua criatvidade e as possibilidades gráficas.

Tive inveja... por um momento foi inveja ruim mesmo... daquela que você quer tomar tudo de outra pessoa e levar todos os louros do bom trabalho. Depois fui convencido de que era admiração mesmo, a inveja boa. Como disse meu amigo Fabio Lopez: "Quero ser Rico Lins quando crescer"!

PS.: Fiquei muito feliz de saber que o centro do Rio tem tantas opções culturais para uma hora de almoço ou um happy hour intelectual. São várias exposições sobre artes, design e história que valem muito a pena. Amén!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Não beba hi-po-pó-ta-mo!

Achei tão engraçada a reação do hipopótamo ao ser lambido que achei que deveria dividir isso com vocês.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Trilogia da desconstrução do império americano

Recentemente, tive a oportunidade de finalmente terminar a trilogia de Michael Moore que detona os EUA: Tiros em Columbine (Bowling for Columbine, 2002), Fahrenheit 11 de setembro (Fahrenheit 9/11, 2004) e S.O.S. Saúde (Sicko, 2007).

Em Tiros em Columbine, Moore faz uma análise sobre a obssessão americana às armas de fogo, após os tiroteios em Columbine. Pra quem não se lembra, a idéia do documentário partiu após o episódio onde dois garotos entraram armados a la Matrix na escola e metralharam seus coleguinhas. Moore questiona todas as mortes por armas de fogo no país e se pergunta se a culpa é realmente da TV e dos games, ou se a cultura americana não está com problemas profundos. Investiga a origem dessa cultura bélica e busca respostas nas pequenas cidades dos EUA, onde a maioria das casa possui uma arma. Detalhe para a entrevista com Charlton Heston que pega pesado por ser presidente da Associação Americana do Rifle. Ganhou Oscar e outros prêmios!

Fahrenheit é uma pancada no governo Bush, após a tragédia de 11 de setembro. Moore passou três anos encontrando provas de que a família Bush tinha (e ainda deve ter) ligações intrínsecas e diretas com Osama Bin Laden, o líder do Al-Qaeda e dado como responsável pelos ataques terroristas. Para vocês terem uma idéia: ele apresenta provas de que os EUA patrocinaram o Al-Qaeda. Muito boa a decisão de Moore de pedir aos membros do Senado americano que mandem seus filhos para o Iraque. A cara deles é incrível. E Moore ainda mostra a atmosfera de medo instalada pelo governo para poder financiar ainda mais suas decisões equivocadas. Ganhou Palma de Ouro em Cannes! Parece que Moore vai continuar nesse tema e lançar mais um filme. Confesso que não sei como esse homem ainda está vivo e não foi levado por uma dessas companhias de segurança secretas americanas...

O sistema de saúde americano é literalmente esculhambado em S.O.S Saúde. Moore derruba todos os argumentos do governo, que acredita que a medicina socializada, ou seja, gratuita, é péssima para a população e "coisa de comunista". As visitas ao Canadá, França, Inglaterra e Cuba detonam os EUA. E ainda tem uma tentativa de usar os equipamentos da Baía de Guantánamo (a sinistra prisão americana em território cubano) que foi incrível: Moore prova que os "piores inimigos da cultura americana" recebem tratamento melhor do que o povo americano! Apesar de extremamente sensacionalista, utilizando o sofrimento (e a morte) de cidadãos comuns para apresentar seus argumentos, Moore é novamente implacável. Ele consegue até o depoimento de ex-funcionários de empresas de seguros que abrem o jogo sobre como se faz para ganhar dinheiro em detrimento da vida das pessoas. Esse documentário faz a gente pensar no nosso país.

Não sou fã de documentários, mas virei fã da ironia de Michael Moore. Não sei se falta esse tipo de olhar no Brasil ou se aqui é tão esculhambado que a ironia já virou uma rotina desagradável.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Mágico de Uóz

Para começar a semana com um pouco de diversão... Junte uma bela edição e uma bela dublagem e transforme o clássico "Mágico de Oz" em um trailer de sexo e drogas!