Um dos novos discursos do mercado é inverter o que sempre foi feito: ao invés de atingir grandes públicos com produções em massa, agora deseja-se o indivíduo, o único, alcançar cada consumidor por suas características variadas. Claro que é só um discurso, porque o objetivo mesmo é vender cada vez mais para cada vez mais gente. O bom disso é que os produtos ficaram mais interessantes. As possibilidades de criação aumentaram e a concorrência pede um diferencial. Os consumidores são ativos, exigentes, desejosos e inquisidores.
Por exemplo: a
JDA Inc. ganhou recentemente o
2009 Gold Pentawards pela embalagem dos earphones
Audiovox EarBudeez. A empresa baseou-se na idéia de que muitas pessoas escolhiam seus earphones como acessórios de roupa e, dessa forma, precisariam
ser fashion. Então, foram criados os
EarBudeez (
ear buddies, ou algo como, "parceiros de orelha"), que são personalidades embutidas no produto através de suas embalagens. Vejam:
Zoie Jane
Rojo
Jill
Jay D
Emo
BodieO slogan
It's all about me ("É tudo sobre mim") cai como uma luva e a proposta ainda permite a criação de muitas outras "personalidades". Tudo que o mercado quer. E a gente também.
Do
Packaging of the World.