Na manhã de 25 de março de 2009, eu estava defendendo minha dissertação de mestrado. Um ano depois, eu comecei a questionar o título, o que fiz com ele até então, para quê serviu... etc. Não cheguei a nenhuma resposta, mas esses questionamentos me fizeram rever o material da época. E resolvi disponibilizá-lo. Por mais incrível que pareça, não sou muito afeito a demonstrações públicas, mas acho que o conhecimento deve ser passado para que seja visto, revisto, discutido, transformado.
Deu trabalho, mas aí vai! Aqui só está a introdução da minha defesa. As outras partes (identidade, marca, Natura e conclusão) estão no YouTube com alguns pedacinhos faltando. Por favor ignorem o ângulo de filmagem que me pega praticamente de costas e de lado o tempo todo, pois só pude colocar a câmera na janela que ficava atrás de mim. Ignorem também os pleonasmos e o gaguejo que são reflexos de um nervosismo óbvio.
Infelizmente não tinha memória para filmar a verdadeira "defesa", ou seja, quando os professores da banca fazem suas inquisições sobre o lido e falado. Mas aproveito para agradecer mais uma vez meu orientador, Prof. Jorge Lúcio de Campos, e os outros dois membros da banca, Prof. Lauro Cavalcanti e Profª. Vera Damazio.
A apresentação em PowerPoint que eu uso é essa que posto a seguir, mas alguns efeitos de visualização ficaram comprometidos. Se alguém quiser tê-la, deixe o e-mail nos comentários:
E agora? Sei lá... mas tá aí pra quem quiser ver.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
A origem do chocolate

Se não me engano, o ovo de Páscoa simboliza a vida que se renova etc etc etc. Mas eu sempre quis saber mesmo quem foi o gênio que deu vida ao chocolate. Quem foi que juntou leite, cacau e açúcar e criou o vício de milhões?
E eu descobri!
A história é longa... remete aos olmecas 1500 a.C.! Passa pelos conquistadores espanhóis, pela Revolução Industrial e se transforma nessa loucura! Leiam no Mito+Graphos as minhas descobertas e tentem não ficar com água na boca.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
sexta-feira, 26 de março de 2010
Violência doméstica tem cara!
Hoje eu tô numa onda de propaganda. Mas agora de uma propaganda de forte cunho social: sobre violência doméstica. Ao longo dos anos, diversas ações foram tomadas para impedir - ou ao menos diminuir - esses atos. Os cartazes premiados a seguir são pra fazer refletir... pra chocar mesmo.










O mais importante é que a gente entenda e reconheça que a violência doméstica pode acontecer a qualquer um, independentemente de idade, sexo, raça, sexualidade, riqueza ou geografia. Esse problema é muitas vezes "esquecido", negado. E as mulheres são as que mais sofrem: 25% das mulheres em todo o mundo sofrem / sofreram abusos de pessoas próximas. Lembrem-se também que violência e abuso podem ser verbais.











O mais importante é que a gente entenda e reconheça que a violência doméstica pode acontecer a qualquer um, independentemente de idade, sexo, raça, sexualidade, riqueza ou geografia. Esse problema é muitas vezes "esquecido", negado. E as mulheres são as que mais sofrem: 25% das mulheres em todo o mundo sofrem / sofreram abusos de pessoas próximas. Lembrem-se também que violência e abuso podem ser verbais.


Whoopi faz xixi nas calças!

Cara... eu gosto muito da Whoopi Goldberg, ou Caryn Elaine Johnson, nascida em Nova York em 1955. Desde o Salve-me quem puder! (Jumpin' Jack Flash, 1986), fiquei arrebatado pelas expressões cômicas da artista. Depois que vi A cor púrpura (The color purple, 1985), então, tive certeza de seu talento: é disparado um dos melhores filmes que já vi na vida. E ainda veio o Oscar por Ghost (1990) e os incríveis musicais de Mudança de Hábito (Sister act, 1992 e 1993).
Mas agora quero mostrar sua versatilidade através de propagandas para incontinência urinária! Isso mesmo... ela é a estrela de anúncios para xixi nas calças! Com muito bom humor, Whoopi revela que uma em cada três mulheres sofre ou vai sofrer de incontinência urinária. A campanha 1 in 3 Like Me, da Kimberly-Clark, promove o absorvente íntimo Poise. Por enquanto, os filmes publicitários, dirigidos por Timothy White, estão rodando somente na web, com Whoopi interpretando versões cômicas – e molhadas – de mulheres históricas!
Por favor... atenção às expressões faciais... aos sotaques... às perucas loiras e figurinos... e às onomatopéias que ela cria para o ato em si! HILÁRIO!
MONALISA:
Whoopi revela que o risinho da Mona Lisa se deve às palhaçadas que Leonardo DaVinci fazia enquanto ela posava! De tanto prender o riso, a Gioconda acabou se urinando toda! E assim teria permanecido, por preguiça de trocar de roupa... afinal, as mulheres usavam camadas e mais camadas de saias na época!
LADY GODIVA:
Whoopi confessa: Lady Godiva cavalgava nua para se secar! Mas com tanto cabelo loiro que botaram nela dava até pra pensar em outro método, não?
HELENA DE TRÓIA:
Frotas de navios atrás de Helena de Tróia? Whoopi diz que é por causa de seu probleminha aquoso.
EVA:
Ao lado de um tímido Adão há 6 dias no Paraíso, Whoopi conta que Eva se assustou com a cobra e acabou se molhando toda! E sem outras mulheres para ajudá-la, como ela iria conseguir ajuda?
ESTÁTUA DA LIBERDADE:
Como a modelo francesa da Estátua da Liberdade americana, Whoopi diz que não sabia que ia ter que ficar posando por tanto tempo e acaba fazendo um "pipi in my pants"! Então vocês acham que a cara da estátua é de liberdade? Não, não!
JOANA D'ARC:
Se vocês acham que foi fácil queimar Joana D'Arc, vocês estão redondamente enganados! Cada vez que o fogo se aproximava dela, ela pfffffffff! Tudo pela honra da França!
CLEÓPATRA:
Cansada de se molhar nas festas por anos seguidos, Whoopi finalmente revela que com Poise ela pode namorar Marco Antônio, caminhar ao redor das pirâmides...
O ANÚNCIO FINAL:
Perfeito! Obrigado FreakShowBusiness!
PS.: A princesa que aparece no anúncio final é de uma história que não conheço. O título do anúncio é The Pincess and the Pee.
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