segunda-feira, 5 de abril de 2010

Um ano depois...

Na manhã de 25 de março de 2009, eu estava defendendo minha dissertação de mestrado. Um ano depois, eu comecei a questionar o título, o que fiz com ele até então, para quê serviu... etc. Não cheguei a nenhuma resposta, mas esses questionamentos me fizeram rever o material da época. E resolvi disponibilizá-lo. Por mais incrível que pareça, não sou muito afeito a demonstrações públicas, mas acho que o conhecimento deve ser passado para que seja visto, revisto, discutido, transformado.

Deu trabalho, mas aí vai! Aqui só está a introdução da minha defesa. As outras partes (identidade, marca, Natura e conclusão) estão no YouTube com alguns pedacinhos faltando. Por favor ignorem o ângulo de filmagem que me pega praticamente de costas e de lado o tempo todo, pois só pude colocar a câmera na janela que ficava atrás de mim. Ignorem também os pleonasmos e o gaguejo que são reflexos de um nervosismo óbvio.



Infelizmente não tinha memória para filmar a verdadeira "defesa", ou seja, quando os professores da banca fazem suas inquisições sobre o lido e falado. Mas aproveito para agradecer mais uma vez meu orientador, Prof. Jorge Lúcio de Campos, e os outros dois membros da banca, Prof. Lauro Cavalcanti e Profª. Vera Damazio.

A apresentação em PowerPoint que eu uso é essa que posto a seguir, mas alguns efeitos de visualização ficaram comprometidos. Se alguém quiser tê-la, deixe o e-mail nos comentários:



E agora? Sei lá... mas tá aí pra quem quiser ver.

Um comentário:

Graça disse...

Um ano depois a dissertação, especialmente nos seus aspectos filosóficos, está atualíssima.
Posso usar vários trechos em reuniões da área pedagógica pois,um dos maiores desafios da modernidade para nós, professores, é justamente a forma e a velocidade com que os nossos jovens estão construindo novas identidades e novos valores partindo de conceitos altamente discutíveis.
A verdade é que nós da área de Educação, estamos atônitos e perdidos diante da liquefação dos paradígmas. Reconheço que existe uma falta generalizada de preparo para enfrentar essa "modernidade líquida". Faço cursos e mais cursos na área pedagógica e só ouço lamúrias e acho que isso não leva a lugar nenhum.
Seria muito construtivo se pessoas, não só da área do design, se manifestassem nesse blog. Daria um excelente debate.