segunda-feira, 26 de abril de 2010

Expo + expo + expo...

Estive em São Paulo no "feriadão" e mais uma vez tive a oportunidade de ver várias exposições. Teria muito a dizer sobre elas, mas serei bem suscinto:
1. ESTRELAS DO DESIGN FINLANDÊS
Exposição no Instituto Tomie Ohtake - patrocinada pela Tok&Stok sobre a produção finlandesa. Muito vidro, roupa e cadeiras. Interessante conhecer, principalmente ver móveis incríveis da década de 30.

2. HERÓI
Walter Malta Tavares leva ao Tomie Ohtake suas obras baseadas no vento. São motores e ventiladores acionados por célula fotoelétrica que produzem movimento. A peça principal, Herói, é bem interessante.

3. JOÃO LUIZ MUSA - FOTOGRAFIAS

Fotos de viagens... algumas graficamente interessantes, mas...

ANDY WARHOL - MR. AMERICA

A Estação Pinacoteca trouxe algumas das principais obras de Warhol. Imperdível! A sopa, a Marilyn, as polaróides... frases, vídeos... muito boa! Mesmo! Se vier para o Rio, acho que verei de novo!

4. LAM - OBRA GRÁFICA

Também está na Pinacoteca uma grande exposição do cubano Wilfredo Lam e seus monstros. Alguma coisa me disse que eu já tinha visto aquela exposição, mas estavam dizendo que era a primeira individual. Talvez seja porque todos os seus trabalhos se parecem...

5. NITSCHE E TOZZI - A POP ARTE BRASILEIRA

Me surpreendi. Em um foyer de um prédio bancário, uma exposição com obras bem interessantes de pop arte feitas por Marcelo Nitsche e Claudio Tozzi. Tipo de exposição que eu gosto: pequena e interessante.

6. HÉLIO OITICICA - MUSEU É O MUNDO

O Itaú Cultural traz três andares com obras do artista brasileiro. Sua fase concreta e geométrica me fazem entrar naquele estado "ainda vou entender isso", pois acho bem interessante mas não consigo alcançar. Se querer blasfemar, mas algumas outras coisas são bem desinteressantes.

7. VERSÕES DO MODERNISMO
O Instituto de Arte Contemporânea traz Goeldi, Tarsila, Rego Monteiro, Iole de Freitas, Guignard... quer mais?

8. ROMANTISMO: A ARTE DO ENTUSIASMO
Leu em cima? Então imagine agora Van Gogh, Picasso, Cezanne, Matisse, Rodin, Goya, Rembrandt, Portinari, Modigliani... e muito... mas muito mais! Que coleção do MASP!

9. A ARTE DO MITO
Belíssimo, porém pequeno acervo. Também no MASP e - por enquanto - sem previsão de tempo.

10. OLHAR E SER VISTO - RETRATOS E AUTO-RETRATOS
Não sou fã de retratos, mas sabe aqueles nomes que citei na exposição do Romantismo? Agora coloque todos eles aqui! Incrível!
E eu ainda perdi uma individual do Portinari e outra do Max Ernst. Será que elas vem pro Rio? Acho difícil... lá em São Paulo já estão inaugurando outro Centro Cultural público. Por que essas iniciativas não acontecem aqui?

Um comentário:

Graça disse...

Nossa: isso é que eu chamo de banho de cultura.
Você tem toda razão: Sampa pode ser uma cidade com um monte de coisas que carioca não gosta (inclusive a chuva), mas quando se trata da parte cultural está anos luz à frente do Rio de Janeiro. Dá até para ficar com inveja.