quarta-feira, 14 de abril de 2010


Já tem tempo algumas semanas que vi o musical Por uma noite, mas quero citá-lo aqui.

O espetáculo musical é uma adaptação do livro homônimo escrito por Luiz Fernando Filgueiras, estrelado por sete jovens atores e por oito bailarinos. A peça conta a saga de um grupo de jovens músicos que, atuando na orquestra do Fantasma da Ópera, no ano de 2005, em Nova York, se envolve na missão de produzir e protagonizar um musical. O espetáculo faz um passeio por 12 gloriosas montagens das últimas décadas, como: O Mágico de Oz (Somewhere over the rainbow), Rent (Seasons of love), A Chorus Line (One), Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera is dead), Mamma Mia! (Dancing queen), Dreamgirls (Dreamgirls e And I'm telling you I'm not going), Chicago (All that jazz), Hairspray (Good morning, Baltimore e The nicest kids in town), Jersey Boys (Can't take my eyes off of you), Grease (Summer nights), Hair (Aquarius) e a Pequena Sereia (Under the Sea). São, portanto, 13 canções consagradas, encenadas na língua original, mas renovadas por Renato Tribuzy e Jules Vandystadt (um dos atores - o rapaz do meio - e prêmio Shell de melhor arranjo vocal). Os espectadores acompanham, então, os dramas, os sonhos, os humores e os exageros dessa aventura.


Críticas? VÁRIAS! Mas vou dizer que o programa vale a pena. Mesmo quando são assassinadas, as músicas levam o espetáculo. São clássicos! E tem um casal poderoso no meio: Roberta Spindel (a segunda na foto) - com um solo de aplaudir de pé! - e Leandro Camacho (o primeiro na foto). São bons atores com vozes que saem do estereótipo teatral caricato. E repito: as música são incríveis! Por isso fico feliz em saber que o Brail resolveu investir nesse filão teatral e inúmeros musicais - adaptações ou originais - estão sendo montados por aqui. Aplausos a isso!

PS.: A maior crítica está em uma das protagonistas que é - até - uma boa atriz, mas é péssima cantora e detona tudo que participa. Mas prefiro que vocês vejam os créditos completos da peça para entender o porquê da sua presença.

Nenhum comentário: