sexta-feira, 26 de março de 2010

Violência doméstica tem cara!

Hoje eu tô numa onda de propaganda. Mas agora de uma propaganda de forte cunho social: sobre violência doméstica. Ao longo dos anos, diversas ações foram tomadas para impedir - ou ao menos diminuir - esses atos. Os cartazes premiados a seguir são pra fazer refletir... pra chocar mesmo.

O mais importante é que a gente entenda e reconheça que a violência doméstica pode acontecer a qualquer um, independentemente de idade, sexo, raça, sexualidade, riqueza ou geografia. Esse problema é muitas vezes "esquecido", negado. E as mulheres são as que mais sofrem: 25% das mulheres em todo o mundo sofrem / sofreram abusos de pessoas próximas. Lembrem-se também que violência e abuso podem ser verbais.

4 comentários:

Graça disse...

Cartazes incríveis, Lei Maria da Penha, punições severas em vários países, mas, infelizmente, segundo dados de organismos internacionais a situação da violência doméstica continua muito grave.
Hoje, talvez mais ainda que as mulheres, não sei, as crianças são as maiores vítimas: vítimas silenciosas pois dificilmente tem a quem recorrer.

Graça disse...

Cerca de 1 hora após o comentário anterior tive a tristeza de ouvir que nos próximos dias será publicada uma grande pesquisa (que já vem sendo feita por organismos internacionais há algum tempo) onde o Brasil apresenta a seguinte situação: 3,9 mulheres mortas em cada 100 mil por violência doméstica.
Até aí pode parecer baixo já que na Rússia é de 9 mulheres mortas também em 100 mil. Acontece que na cidade de Tailândia, no noroeste do Pará o número é de 19,9 mortes por cem mil e que o Estado de Pernambuco tem também uma situação terrível.
Lastimável!

Graça disse...

Seria possível você identificar o autor dos dois últimos cartazes pois alguns colegas me perguntaram?
Obrigada

fichagas disse...

Da agência Saatchi & Saatchi para a Aware Helpline.