sexta-feira, 12 de março de 2010

Por um mundo com mais design

Todos aqui estão familiarizados com os clássicos lambe-lambes, certo? Eles são basicamente cartazes de fino papel colado com cola (de polvilho ou de farinha!), geralmente em muros e postes. Há séculos já é usado para a publicidade, divulgação e comunicação (quem nunca viu um lambe-lambe de algum ladrão sendo procurado em filmes de faroeste?) e já está no inconsciente coletivo. No Brasil, são comumente utilizados para divulgação de shows e outros eventos. Mas o lambe-lambe também pode ser considerado uma forma artística de intervenção urbana.

Com design? O nova-iorquino Cardon Webb acha que sim.

Em seu projeto Cardon Copy, ele "sequestra" panfletos e cartazes comuns das ruas - cachorrinhos perdidos, oferta de serviços, apartamento pra dividir etc. - e refaz seu design. Depois de re-pensado, com forte apelo visual e certa criatividade, o cartaz é devolvido pro seu exato lugar de origem. Clique para aumentar:


As maiores críticas são sobre legibilidade. Muita gente acha que os cartazes perdem o lado funcional / informacional para dar um enfoque puramente estético. Em alguns casos, eu até concordo, mas eu bem que adoraria ver isso pelas nossas ruas... (Do Follow the Colours)

Aliás... bem que alguém podia fazer isso com aqueles cartazinhos de "trago seu amor em 3 dias"... hehehehe... mmmmmm... boa idéia, né?

Um comentário:

Graça disse...

Vou me incluir entre as críticas quanto à legibilidade. Algumas tipografias são muito complexas e os transeuntes tenderão a não ler. Mas que a idéia é interessante, lá isso é.
Uma observação: eu não sabia que esses papéis se chamavam lambe-lambe. No tempo em que os bichos falavam, lambe-lambe era aquele fotógrafo que montava sua máquina numa pracinha e tirava fotos preto/branco, em geral posadas.